URI-SLG SEDIA A IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Na manhã de 25 de agosto, a URI São Luiz Gonzaga sediou a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Luiz Gonzaga. Em 2023, o tema da Conferência é “Construindo um Brasil mais inclusivo”.

A Mesa de Honra foi composta pela Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Nair Calegaro, pela representante do Poder Executivo, Silvana Mazzanti Barroso; Vereadora Nara Mendes; Presidente da OAB São Luiz Gonzaga, Lucas Adams; Diretora da URI-SLG Renata Barth Machado, representada pela prof. Bruna Ávila Wiethan.

O momento cultural ficou a cargo dos cantores com Deficiência Visual. Luciana Maciel da Silva cantou a música de Daniel, Pra Ser Feliz e Renan de Moura Ferraz, interpretou a música É Preciso Saber Viver.

A primeira palestra da manhã foi proferida pela professora

Cristiane Menna Barreto Azambuja, abordando o tema “Direitos da Pessoa com Deficiência”.

A seguir, o palestrante Valdair Silva da Rosa, do município de Montenegro, explanou sobre o tema: “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência”.

A palestra final da manhã foi proferida pelo Sargento Rambo, a respeito dos “Benefícios da Equoterapia para Pessoas com Deficiência”.

No decorrer da tarde foram eleitos os delegados, em conformidade com o Regimento desta Conferência e foram realizados debates em grupos sobre os eixos temáticos:

  • Eixo I: Estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurando à participação das pessoas com deficiência;

 

  • Eixo II: Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas;

 

  • Eixo III: Financiamento das políticas públicas da pessoa com deficiência;

 

  • Eixo IV: Direito e acessibilidade;

 

  • Eixo V: Desafios para comunicação universal.

 

Durante a socialização, foram definidas propostas de deliberação para o próprio Município, para o Estado e para a União. A realização da Conferência é significativa para a defesa dos direitos da pessoa com deficiência e para a busca da efetivação das legislações que amparam essa população.

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *