CURSOS DE GRADUAÇÃO REALIZAM MOSTRA DE PROJETOS INTEGRADORES

Na quarta-feira, 16 de agosto, os cursos de graduação realizaram um momento interativo de apresentação dos projetos integradores, demonstrando à comunidade acadêmica algumas das iniciativas de cada curso.

Os acadêmicos de Administração, apresentaram os projetos: – Conheça a sua história; AMA – Ação que transforma; – Cidade Limpa; – Carinho da Idade; Projeto Cesta Básica; – Sensibilização para a alimentação saudável; – Campanha do Agasalho; – Amigo 4 Patas; Coleta e descarte de lâmpadas queimadas; – Geladeira Literária. As atividades executadas contaram com amplo envolvimento dos alunos não só em sala de aula, mas também com a comunidade, desenvolvendo diferentes habilidades e competências fundamentais para o administrador.

No Curso de Direito, as iniciativas resultantes do Projeto Integrador foram as seguintes: – “Cartilha de Direitos, Deveres e Cidadania na Constituição Federal de 1988”, cartilha desenvolvida em Projeto Integrador II, pela sétima turma do Curso (em 2021/2); – “Banners: Os Direitos das Crianças e dos Adolescentes no ordenamento jurídico brasileiro”, banners desenvolvidos em Projeto Integrador II, pela oitava turma do Curso (em 2022/2); e – “Conhecendo Direitos e Deveres por meio da gamificação”, jogos desenvolvidos em Projeto Integrador I, pela nona turma do Curso (em 2023/1).

O Curso de Educação Física apresentou dois projetos: – Workshop de defesa pessoal para mulheres; – Ginástica Infantil em São Luiz Gonzaga. Ambas as ações demonstram o comprometimento dos educadores físicos com a comunidade.

Na Engenharia Elétrica, os projetos relatados pelos acadêmicos foram: – Acionamento alternado de partida de motores trifásico; – Controle automático de reservatório de água, utilizando chave boia.

O Curso de Fisioterapia apresentou os projetos: – Áreas de atuação na Fisioterapia; – Cigarros eletrônicos e seus malefícios. As ações empreendidas buscaram situar os acadêmicos na ampla área de atuação dos profissionais fisioterapeutas, bem como alertar sobre os riscos do cigarro eletrônico.

A partir das exposições, percebeu-se que o Projeto Integrador atinge satisfatoriamente seus propósitos na URI, ao possibilitar a relação entre a teoria e a prática, a curricularização da extensão e a interdisciplinaridade. Além disso, o ensino nos cursos de graduação torna-se problematizador, dinâmico e contextualizado, propiciando aos acadêmicos a compreensão e a integração com o mundo do trabalho e o desenvolvimento do perfil investigativo.

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *