XVII Colóquio Internacional Inovação, Conhecimento e Tecnologias proporcionou momentos significativos para a comunidade acadêmica

O XVII Colóquio Internacional da URI São Luiz Gonzaga configurou-se como um relevante momento de aprendizagem e interação para a comunidade acadêmica. Na cerimônia de abertura, a Diretora Geral Renata Barth Machado, juntamente com a Diretora da URI Santo Ângelo Berenice Ubatuba, recepcionaram as demais autoridades: o Vice-Prefeito Luiz Antonio Flach Werle; a Secretária Municipal de Educação e Esporte, Mariza Klein Ditz; a representante da 32° CRE, Elisangela Garcia dos Anjos; o representante do IHGSLG – senhor Enderson Rocha de Moraes; a representante de Sementes Kurilo – senhor Joseane Mattioni Kurilo; a Presidente da ACI – SLG – senhora Roberta Flores, docentes, funcionários e acadêmicos da URI, educadores e educadoras de São Luiz Gonzaga e região.

A Diretora Renata Barth Machado salientou a importância do Colóquio, que chega a sua décima sétima edição, constituindo-se como um dos principais eventos da instituição, que oportuniza a construção de conhecimentos, a troca de experiências e a ampliação dos horizontes culturais.

A conferência de abertura  intitulada “Trilhas para um novo tempo” foi proferida pelo palestrante Jorge Trevisol. A programação foi ampla, contemplando temáticas relevantes, com palestras, oficinas e conferências, nas modalidades presencial e on-line. O Colóquio conta com palestrantes de diferentes localidades do Brasil, da Argentina e do Paraguai.

As temáticas abordadas agradaram aos participantes pela diversidade e abrangência. Dentre os temas, destacam-se: Educação Especial e Inclusão, Aspectos gerais sobre a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD; Relacionamento interpessoal de equipes; Cenário econômico atual; “Comida de verdade no campo e na cidade”: construindo soberania alimentar; Abelhas-sem-ferrão: ecossistema saudável e geração de renda; Perspectiva financeira de Sistemas Agroflorestais; O perfil do vencedor; Educação 5.0 – Bem-vindo ao futuro; Síndrome de Burnout; Saúde mental no Ambiente de trabalho; São Luiz Gonzaga, sua origem; O processo de ensino, aprendizagem e a importância de LIBRAS no ensino regular para inclusão.

Também foram realizadas oficinas sobre as diferentes áreas do conhecimento: História: Um olhar para o ensino de história, ministrada pelo professor Anderson Iura Amaral Schmitz; Matemática x BNCC: um olhar significativo, com Graciele Goldschmidt de Ávila; Alfabetização: O lúdico como ferramenta de trabalho na alfabetização, proferida pelas professoras Anelise Nascimento Teixeira e Jearise de Mattos Rodrigues; Português: “Leituras e leitores”. Práticas para encantar e ser encantado pela leitura em sala de aula. Porque ler só faz bem!, com as docentes Graciele Hilda Welter e Jéssica Hübner.

Efetivando a integração internacional, foram realizadas duas conferências com palestrantes da Argentina e do Paraguai. O professor David Martinez Rivas abordou o tema Desafíos actuales del empreendedor e o professor Héctor Horacio Holowaty tratou da questão Emprendimento, Innovación y Desarrollo Local.

As avaliações do evento foram muito positivas, motivando a equipe organizadora a preparar a décima oitava edição do Colóquio Internacional com muito entusiasmo, para receber participantes de São Luiz Gonzaga e diversos outros municípios da região.

 

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *