O Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher é lembrado anualmente, em 25 de novembro, com o propósito de alertar a sociedade sobre os casos de violência e maus-tratos contra as mulheres.
Em São Luiz Gonzaga, o Dia Laranja foi celebrado com programação organizada pelo COMDEMULHER, no dia 24, no Fórum de São Luiz Gonzaga.
Inicialmente, a Juíza de Direito Samyra Remzetti Bernardi explanou sobre os tipos de violência sofridos pelas mulheres e relatou sobre o panorama local e regional no que tange à violência.
A seguir, o Promotor de Justiça Lucas Oliveira Machado falou sobre as formas de enfrentamento a esses episódios, esclarecendo como proteger as vítimas e quais as penalidades para os agressores.
Na sequência, a equipe do projeto Grupos Reflexivos da URI-SLG, composta pela Coordenadora do Curso de Psicologia da URI-SLG, Lizandra Andrade Nascimento, pela Coordenadora do Curso de Direito da URI-SLG, Cristiane Azambuja e pela Bolsista e acadêmica do Curso de Direito da URI-SLG, Ivana Matozo de Miranda, propôs uma reflexão acerca da violência de gênero e relatou as atividades desenvolvidas no projeto.
Trata-se de um momento significativo, pois é necessário articular as diferentes instituições para avançarmos na construção de relações de respeito e paz, superando este que se configura como um problema de saúde pública, posto que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 35% de todas as mulheres devem sofrer violência ou em casa ou fora dela, em algum momento de suas vidas.
Deixe um comentário