Alunos dos Anos Finais e Ensino Médio da Escola Básica realizam ação voltada ao Outubro Rosa

Na manhã de quarta-feira, 19, os alunos dos Anos Finais e Ensino Médio da Escola Básica da URI, orientados pela professora Juliana Antes realizaram atividade do Programa Pleno sobre o Outubro Rosa, campanha de promoção à saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama, o tipo mais comum no Brasil, depois do câncer de pele, e também o que causa mais mortes por câncer em mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Dados do Instituto mostram, também, que em 2022 são 66.280 novos casos estimados da doença. A estatística aponta ainda que o câncer de mama causou, infelizmente, 17.825 mortes no ano de 2022.

Durante este período são feitas ações com o objetivo de sensibilizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, através de exames preventivos de mama e de colo de útero, com a proposta de diagnosticar precocemente o câncer nessas áreas do corpo, aumentando as chances de eficácia do tratamento.

O programa Pleno, dentro de suas atividades, proporciona o desenvolvimento de competências. Na atividade realizada sobre o Outubro Rosa enfatizou-se a competência de Consciência Social, no qual o termo consciência vem do latim conscientia, que significa “saber/ter conhecimento de alguma coisa”. É o que acaba fazendo que a pessoa se enxergue no mundo ou tenha noção da sua existência social. A consciência acaba sendo o conhecimento reflexivo das coisas. Por isso é tão importante que todos nós possamos entender o reflexo que as ações públicas, a educação e a saúde podem ter em todos os níveis da sociedade, ou seja, é preciso que cada pessoa observe como suas ações individuais podem afetar o todo.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *