A acadêmica Carina Nunes Jardim, do 9° semestre do Curso de Fisioterapia da URI – São Luiz Gonzaga, está à frente do Projeto de Extensão intitulado “Atividades lúdicas propostas a um grupo de idosos na cidade de São Luiz Gonzaga – RS”. O trabalho é direcionado aos idosos institucionalizados na Casa de Repouso Vó Diamantina, neste município. Os encontros foram realizados sob a supervisão e orientação da fisioterapeuta e professora responsável pelo projeto Marzane Bolzan Morais de Oliveira.
Os encontros ocorreram duas vezes na semana. As atividades previstas para os encontros foram baseadas em melhorar a funcionalidade na realização de atividades de vida diária, visando melhorar a qualidade de vida do público-alvo.
No decorrer do projeto, diversas atividades lúdicas foram executadas, como jogos de memória, quebra cabeça e cartas, além de músicas e poesias, que permitiram aos idosos relembrar tempos da infância e adolescência, resultando em bem-estar. Também foram realizadas atividades manuais, tais como desenhos e pinturas, estímulo à capacidade cognitiva e à saúde mental dos idosos.
“Realizar atividades que reduzam um possível declínio cognitivo, preservem habilidades cerebrais presentes e proporcione estímulo mental e físico constante é uma forma de preservar a capacidade funcional do indivíduo que envelhece, valorizando sua autonomia, aumentando sua autoestima e possibilitando um envelhecimento mais ativo e com qualidade” (MELLO; HADDAD; DELLAROZA, 2012).
O desenvolvimento dessas atividades permitiu melhorias no cotidiano dos idosos, já que as atividades realizadas pelo projeto contribuíram para a interação social, movimentação, percepção, memória, criatividade, autonomia e autocuidado, promovendo benefícios à sua saúde mental e qualidade de vida.
Deixe um comentário