Em 2019, a URI São Luiz Gonzaga oportunizou à comunidade o Mestrado em Educação, firmando parceria com o PPGEdu da URI Frederico Westphalen, por acreditar na importância da qualificação permanente dos educadores.
Após um período intenso de dedicação aos estudos, sob a orientação de um corpo docente constituído por professores doutores com ampla produção científica, os mestrandos estão em processo de defesa de suas dissertações.
No dia 29 de março, Tatiane Pinto Marques, defendeu a dissertação intitulada “O Ser, o Fazer e a Identidade do Coordenador Pedagógico da Educação Infantil”, sob a orientação do professor Dr. Arnaldo Nogaro.
Em 26 de julho, defendeu sua dissertação Rosa Carine Menezes de Mattos, abordando o tema “Bem e Mal-Estar Docente: Fatores que Contribuem para a Saúde e a Qualidade de Vida dos Professores da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de São Luiz Gonzaga/RS”, orientada pela professora Dr.ª Jordana Timm Wruck.
No dia 27 de julho, foi a vez da professora Luciana Nascimento Crespo Dutra defender a dissertação “O Perfil Profissional do Professor que Atua nas Escolas de Tempo Integral da Rede Pública Estadual do RS: Inquietudes e Desafios”, sob a orientação da professora Dr.ª Luci Mary Duso Pacheco.
Em 03 de agosto, a professora Claudete Freitas de Andrade apresentou o estudo intitulado “Alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): desafios da inclusão em um município no RS”, com a orientação da professora Dr.ª Edite Maria Sudbrack.
Os próximos a desenvolverem e apresentarem suas pesquisas são os mestrandos Josiane Gomes, José Konzen e Ariele Souza de Vargas. Os estudos tratam de temas significativos no contexto educacional contemporâneo e suscitam debates relevantes para a ressignificação das práticas pedagógicas.
Deixe um comentário