“Sussurrofone” – Uma ferramenta dentro do processo da aprendizagem

A aprendizagem ocorre na vida do ser humano desde o momento em que nascem até a sua vida adulta, acontece do simples fato de aprender a se alimentar, a caminhar, falar e assim por diante. O que não podemos descartar é que toda a aprendizagem que é utilizada a partir da ludicidade tem uma facilidade ampla e um resultado mais satisfatório, pois o processo de absorção de conceitos e informações torna-se muito mais produtivo e prazeroso.

Quando as crianças entram no processo de alfabetização é de suma importância a utilização de diferentes metodologias de aprendizagem, desde uma brincadeira, jogos, brinquedos, músicas, folhas, dinâmicas, etc. todo suporte é valido desde que tenha um objetivo a ser alcançado. Assim, optar por levar determinados objetos para a sala de aula, como um telefone, por exemplo, e torná-lo parte do processo pedagógico, encanta a todas as crianças de um modo geral.

Sabendo o quanto podemos criar e se reinventar com ferramentas construídas artesanalmente, trouxemos para os educandos do 1º Ano – Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da URI – São Luiz Gonzaga, o “Sussurrofone”.

Um aparelho que imita um telefone e serve como auxilio no desenvolvimento da consciência fonológica, como também, a melhora da pronúncia das palavras e a fluência nos textos. Através dele as crianças conseguem ouvir sua própria voz em forma de sussurro, oportunizando o reconhecimento fonológico de letras e palavras.

O sussurrofone é uma adaptação do whisper phone, uma ferramenta que permite a captação individual da voz com ampliação do som, ele é confeccionado de PVC, e amplia o volume da fala em até 10 vezes, claro que, a audição é individual e retorna apenas para quem utiliza o instrumento. Isso facilita também na concentração das crianças, sem que eles sejam distraídos por ruídos presentes ao seu redor.

O sussurrofone ajuda as crianças na articulação de palavras e também em tarefas de leitura, melhorando a percepção dos alunos que falam baixo ou têm vergonha de ler.

Concluímos que diante de um universo tão tecnológico no qual as crianças estão cada vez mais conectadas e neste período tão atípico que todos estamos vivenciando, oferecer propostas e ferramentas como o sussurrofone, que é elaborado manualmente, de maneira totalmente artesanal, propiciamos um resgate do simples e, ao mesmo tempo, muito inovador, ele pode ser facilmente confeccionado por qualquer pessoa e desperta em todos, inclusive adultos uma vasta curiosidade e interesse em manuseá-lo.

Partindo deste pressuposto podemos perceber que estamos conseguindo proporcionar aos nossos alunos através não somente deste instrumento, mas da rotina diária e de diferentes recursos de facilitação da aprendizagem, os seis direitos básicos da aprendizagem, conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *