Nesta segunda-feira (21/9), o destaque é para o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi criada a partir do decreto de lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, mas já era celebrada extraoficialmente desde 1982.
A data aborda a luta intensa das pessoas com deficiência para exercerem seus direitos, sua cidadania e para que tenham respeitada a sua liberdade e dignidade. Conforme a psicóloga e professora da URI-SLG, Lizandra Andrade Nascimento, é preciso destacar e reconhecer o trabalho feito pela gestão da URI, que cumpre a Lei das Cotas da Inclusão das Pessoas com Deficiência no mundo do trabalho.
Ela reforça a importância de oportunizar uma colocação para que as pessoas tenham seu salário, dignidade e subsistência garantidas.
O trato com respeito, igualdade e solidariedade é o mínimo que a sociedade deve oferecer. “Fica o abraço a todos que respeitam as diferenças e sabem que deficiências são apenas limitações em determinadas áreas”, destaca Lizandra. A Constituição é clara ao registrar que todas as pessoas têm direito à igualdade.
“É um dia de reflexão. Dia da Árvore, véspera da Primavera. Assim como as flores nascem para enfeitar o mundo, que floresçam em nós os mais belos sentimentos de fraternidade, solidariedade e respeito a todos”, conclui.
Deixe um comentário