Na tarde de quinta-feira, 29 de agosto, a URI – São Luiz Gonzaga foi contemplada pelo Edital de Ação Social da Sicredi, denominado Fundo Social. A Universidade irá aplicar o recurso recebido em um projeto de Educação Ambiental intitulado “Educação Ambiental para a promoção da Saúde Populacional e Conservação do Bioma Pampa”.
O projeto, coordenado pelo professor Dr. Jean Lucas Poppe, tem o objetivo de desenvolver ações educacionais que sensibilizem e alertem o público beneficiário com relação às necessidades e aos benefícios de preservar o meio ambiente, especialmente o bioma Pampa. A partir disso, habilitar agentes multiplicadores da Educação Ambiental no noroeste gaúcho, valorizando a propagação de informações voltadas à preservação e conservação do meio ambiente, visando a construção de conhecimento coletivo, fortalecendo os valores sociais essenciais à boa qualidade de vida, saúde e ao desenvolvimento sustentável no Rio Grande do Sul, especialmente da região Noroeste.
O público beneficiário compreende a população residente em áreas urbanas e rurais na região dos munícipios de São Luiz Gonzaga, Garruchos, Santo Antônio das Missões, São Nicolau e Bossoroca, priorizando professores de escolas municipais.
Entre os benefícios esperados está a instrumentalização das comunidades com informações educacionais diversas sobre a importância do uso sustentável dos recursos ambientais, ou seja, a promoção do desenvolvimento social e econômico sem agredir ao meio ambiente, minimizando os danos ambientais, principalmente com relação à preservação da cobertura vegetal dos solos e integridade e qualidade dos corpos hídricos, sensibilizando as comunidades rurais e urbanas para a formação de uma consciência ecológica que promova melhor qualidade de saúde ambiental e social.
Além disso, diversos serviços ecossistêmicos, como a preservação e melhoria dos recursos hídricos, controle de erosão dos solos, melhores índices de O2 e CO2 atmosférico, regulação climática, entre outros, serão incentivados a partir dos processos ecossistêmicos exemplificados, respeitando as peculiaridades do bioma Pampa, o que favorecerá a conservação da biodiversidade e a facilitação para o desenvolvimento de novas ações, empreendimentos e projetos educacionais e ambientais na região e, também, em comunidades vizinhas. De forma que estas ações pioneiras terão sua continuidade assegurada no noroeste do Rio Grande do Sul, especialmente na região das Missões, por meio de incentivos da URI – São Luiz Gonzaga, uma vez que a Universidade se propõe a orientar seus professores para que fomentem a realização de pesquisas científicas de cunho socioambiental por meio de trabalhos de conclusão de curso, ou por editais de pesquisa e de extensão, promovendo a educação, o empreendedorismo sustentável e proporcionando melhores condições de desenvolvimento e qualidade de vida para a comunidade regional.
Deixe um comentário