As decisões pessoais na esfera financeira, algumas vezes, são realizadas de forma impensada e descontrolada, acarretando impactos negativos na vida dos cidadãos. Este fato ocorre, principalmente, pela ausência de educação financeira. Cidadãos com baixos índices de educação financeira possuem maior dificuldade em gerir suas próprias economias e tomar decisões financeiras de maneira racional e consciente (ATKINSON; MESSY, 2011).
Assim, o tema educação financeira vem se destacando na agenda política global por cumprir um papel importante no empoderamento financeiro dos cidadãos e, como consequência, reflete de forma positiva na estabilidade do sistema financeiro e da economia (OCDE, 2018).
Diante de tal importância, acredita-se que os conhecimentos financeiros devem ser introduzidos na formação básica dos indivíduos, onde a escola pode ser o ambiente ideal para introduzir condutas saudáveis em relação ao dinheiro.
Diante do exposto, a Oficina de Educação Financeira e Empreendedorismo, promovida pelo Curso de Administração da URI e ministrado pela professora Luciane de Oliveira, tem por objetivo desenvolver comportamentos financeiros conscientes, sustentáveis, com ética e empreendedorismo nos alunos do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Básica da URI de São Luiz Gonzaga.
No que concerne a Universidade, o projeto intensifica a aproximação da comunidade acadêmica da URI – São Luiz Gonzaga com a sociedade em geral, fortalecendo os princípios da educação moderna que visam à formação de alunos, pensantes, críticos, responsáveis e com autonomia para realizar suas escolhas.
Por fim, intensifica-se a relevância do projeto, já que introduz a educação financeira para o cotidiano dos alunos, visando desenvolver conhecimentos e habilidades para a administração do dinheiro por meio de ações condizentes à realidade de cada indivíduo e consequentemente, preparando cidadãos com autonomia e responsabilidade em relação a vida financeira, promovendo ações empreendedoras.
Deixe um comentário