Na sexta- dia 8, ocorreu o III FÓRUM INTERNACIONAL VIOLÊNCIA DE GÊNERO: um desafio à sociedade contemporânea tendo como objetivo refletir, sobre a questão de gênero, através de debates e relato de experiências vivenciadas na busca de alternativas de combate e diminuição da violência contra a mulher, contribuindo para a proposição de ações de intervenção na realidade constatada.
Abertura oficial
A solenidade de abertura, ocorreu na sexta 8 de março às 13horas e 30 minutos. Fizeram parte da mesa de abertura:
-Diretora Geral da URI-São Luiz Gonzaga – Professora Dinara Bortoli Tomasi;
-Prefeito Municipal de São Luiz Gonzaga – Sr. Sidney Brondani;
-Legislativo Municipal- Vereadora Ana Clara Brum de Barros;
– Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher-CONDEMULHER- Srª Silvana M. Barroso;
– Profª Miriam Rolando- docente do Programa de Relações Internacionais da vizinha -Universidade de Unam/Misiones/Argentina;
-Secretária Municipal de Ação Social e Comunitária- Srª Nélvia Tavares;
-Secretário Municipal de Saúde- SEMSA– Sr. Valmir Silveira;
-Secretária Municipal de Educação e Esporte – Professora Rosnelli Antonini;
-Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer Srª Adalgisa Miranda;
-Coordenador da 32ª CRE – Professora Rosimere Martins representando;
-Coordenador do Escritório da EMATER/RS/ASCAR local – Sr.Paulo Correa de Matos;
Na abertura a Diretora Geral da URI – São Luiz Gonzaga, Professora Dinara Bortoli Tomasi, agradeceu o público presente e destacou a importante reflexão sobre o gênero e a importância da universidade trazer como pauta esse tema nesta data. O Prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Luiz Brondani acompanhou o momento e em sua manifestação afirmou que o poder público é parceiro de ações que promovam a consciência coletiva sobre a violência de gênero. A representante da UNAM- Universidad Nacional de Misiones/Argentina Miriam Rolando das Relações Internacionais, agradeceu a oportunidade de participar do fórum e apontou a importância da realizações de eventos como esse.
Após ocorreu o momento cultural no qual, Fábio Kreus, encantou as mulheres e público presente expressando sua habilidade artística no Saxofone. Logo após os presentes ouviram a beleza da voz do professor Álisson Marchiori.
Painel VIOLÊNCIA de GÊNERO: um desafio que persiste!
Em seguida da abertura, com as palavras da professora Drª Sonia Bressan Vieira- moderadora deu-se inicio ao painel da tarde. Os Integrantes da Rede, Dante Trindade de Àvila; Katiele Almeida; Rosneli Antonini; Adalgisa Miranda; Rosimere Martins; Luciane Espindola e Silvana Barroso, apresentaram as painelistas.
–Cecília Margarida Bernardi –Mestre em Agronomia. ASCAR/RS/EMATER.A auto-organização das mulheres frente a violência
-Tanea Bratz- Delegada de Polícia. Posto Policial da Mulher. A Mediação nos casos de violência de gênero
– Carine Caetano de Oliveira Quines- Mestranda Direito/URI Santo Ângelo. Soldado da Brigada Militar. As marcas e cicatrizes deixadas pela violência social e doméstica no dia a dia feminino
– Genice Trindade.Psicóloga. Especialista em Terapia Sistêmica de Família. Voluntária no Projeto Borboleta do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.TJRS. Vivências de Grupos Reflexivos de Gênero
– Miriam Rolando- UNaM- Universidade Nacional de Missiones Argentina. Mujeres-Violencia de gênero y protección de derechos
– Graciela Correa- UNaM- Universidade Nacional de Missiones Argentina. El feminismo abolicionista em La academia:avances y desafios
-Vanessa Ibargoyen da Silva- Psicóloga. Conselho Regional de Psicologia- CRP. Empoderamento feminino e a Violência Doméstica
Reflexões variadas sobre o tema da Violência contra a mulher, prenderam a atenção do público presente que permaneceu atento e interessado, emocionando-se em alguns momentos, com as falas das painelistas.
O Fórum
Esse Fórum teve seu início, em 2017 e chega a sua 3ª edição, através dos Projetos de Extensão da URI- OBSERVATÓRIO DE ESTUDOS CULTURAIS & DIVERSIDADES; NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS e ASSESSORIA sobre GÊNERO e do Projeto de Pesquisa- GÊNERO E VIOLÊNCIA – DIREITOS HUMANOS TAMBÉM PARA AS MULHERES, orientados pela profª Sonia Bressan Vieira tendo como Acadêmicas bolsistas do Curso de Direito da URI: Caroline Oliveira, Rafaela Kivel e Larissa Siqueira Oliveira.
Ao longo desta trajetória, o Fórum tem contado com parcerias das entidades integrantes da Rede de Proteção à Mulher- instituída em março de 2018, como um dos resultados do Projeto de Pesquisa – Violência contra a Mulher em São Luiz Gonzaga: direitos humanos também para as mulheres ao lado do documento – Perfil da Mulher em situação de violência em São Luiz Gonzaga.
Neste 2019, atuam como parceiros executores as entidades que integram a Rede de Proteção à Mulher, por ocasião do 2º Fórum:
– Prefeitura Municipal através da *Secretaria Municipal de Ação Social e Comunitária/CRAS;
-Secretaria Municipal de Educação e Esporte,
-Secretaria Municipal de Saúde-SEMSA,
-Conselho Municipal dos Direitos da Mulher-CONDEMULHER,
-Liga Feminina de Combate ao Câncer,
-32ª CRE, *EMATER/RS/ASCAR
Contou ainda com Parceiros apoiadores como:
– Câmara de Vereadores,
-Poder Judiciário,
-Ministério Púbico,
-Defensoria Pública,
-Conselho Tutelar,
-Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente,
-Conselho Municipal da Assistência Social,
-*Conselho Municipal de Álcool e Drogas,
-Posto Policial da Mulher,
-14º BPM,
-Sindicato Rural,
-Associação Comercial e Industrial – ACI
-SINDILOJAS.
Cerca de 330 pessoas estiveram presentes, dentre eles, professores, técnicos-administrativos, serviços gerais, acadêmicos da Graduação, alunos de Ensino Médio da URI. A Diretora Acadêmica – Renata Machado, coordenadores de Área do Conhecimento da URI – Ana Helena Braga Pires e Révis Moura e coordenadores de cursos: Bruno Costa, Cirino Rebello, Cristiane Azambuja, Diego Moraes e Rodrigo Cassali, prestigiaram o Fórum. O público externo marcou presença através dos coordenadores pedagógicos e professores de escolas estaduais e municipais, fúncionários da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores.
O protocolo foi apresentado por Beverly Bassani . A decoração do Salão foi feita pela profª Juliana Antes sendo que a Floricultura Bela Flor, patrocinou as flores do evento.
Deixe um comentário