O Programa de Inclusão e Acessibilidade da URI, instituído pela Resolução n.º 2287/2017, pretende, dentre outras metas, praticar a intersetorialidade e a transversalidade da educação, a partir da instituição de núcleos de acessibilidade. No tangente a Educação Básica, o Reitor Arnaldo Nogaro, defende que o Núcleo de Acessibilidade desenvolva ações articuladas com as Escolas, buscando identificar as potencialidades e vulnerabilidades sociais, econômicas e culturais da realidade local e global para promover a inclusão plena.
Atendendo a estes propósitos, em 2018, estão sendo desenvolvidos dois projetos junto ao Ensino Médio. O primeiro, relaciona-se com a busca de excelência na aprendizagem, propondo momentos de reflexão com os educandos sobre os fatores ligados ao desempenho na construção do conhecimento.
O primeiro encontro foi realizado no dia 19 de setembro, quarta-feira, com atividades diferenciadas. A partir do diálogo com a Psicóloga Lizandra Andrade Nascimento, professora da URI e Doutora em Educação, os estudantes refletiram sobre o interesse pela busca profissional, responsabilidade com os estudos e motivação. Os grupos indicaram os elementos que facilitam e que dificultam a aprendizagem.
As concepções dos educandos serão exploradas nos encontros posteriores, visando estabelecer metas e organizar estratégias para superar as fragilidades constatadas.
A outra ação operacionalizada é o Projeto Papo Cabeça, que, em sua segunda edição, abordará temas elencados pelos alunos. Em 2018, os temas escolhidos foram: 1 – Feminismo / Feminicídio; 2 – Lei do Desarmamento e Legalização do Porte de Armas; 3 – Drogas / Legalização da Maconha / Uso abusivo de álcool por jovens; 4 – Crise política no Brasil / Eleições / Corrupção; 5 – Preconceito em geral / Preconceito racial / Preconceito com questões de gênero; 6 – Sexualidade.
Em cada encontro, são debatidos os temas, a partir de palestras de profissionais convidados. O primeiro debate serão realizado no dia 9 de outubro, contando com a participação de docentes e acadêmicos do Curso de Direito da URI-SLG. Essa iniciativa contribui, ainda, para o fortalecimento da integração entre Educação Básica e Cursos de Graduação.
Deixe um comentário