Observatório da URI – São Luiz Gonzaga realiza “Sarau da Cultura Gaúcha” 

 

Com o objetivo de contribuir com a difusão da cultura gaúcha e seus encantos como a prosa, o entrevero – gaita, canto, poesia, dança e a exposição de objetos da cultura gaúcha, o Observatório de Estudos Culturais & Diversidades da URI – São Luiz Gonzaga realizou o primeiro “Sarau da Cultura Gaúcha”.

 

O evento contou com a parceria do CTG Galpão de Estância, Departamento Nativista Carlos Bastos do Prado e Grupo Folclórico de Danças Fenix. O observatório é um organismo implantado na universidade, no ano de 2016, com uma perspectiva interdisciplinar das questões culturais enquanto elemento constitutivo dos direitos humanos na universidade, tendo como coordenadora a Professora Sonia Bressan Vieira.

 

O Sarau de Cultura Gaúcha teve sua abertura com a fala da Diretora Geral da URI – São Luiz Gonzaga, Professora Dinara Bortoli Tomasi, que ressaltou a importância dessa reflexão sobre nossa cultura e o papel do Observatório de Estudos Culturais & Diversidades da URI para a universidade e comunidade.

A programação da noite envolveu uma prosa entre prendas e peões, o entrevero de gaita, canto, dança e poesia, bem como, a exposição- “Cultura gaúcha em evidência”.

Atuou no protocolo, Luciele Magalhães do Departamento Nativista Carlos Bastos do Prado.

 

Prosa entre Prendas e Peões

No primeiro momento do sarau ocorreu a realização de uma prosa sobre cultura gaúcha com a presença de representantes das entidades tradicionalistas locais. O debate impressionou o público presente, apresentando riqueza de conteúdo e domínio de opiniões sobre as temáticas da prosa, justificando o porquê dos títulos, faixas que ostentam. Participaram do momento Maysa Rebelo Crestani (1ª Prenda Juvenil da 3ª Região Tradicionalista do CTG Galpão de Estância), Bryan Leal de Melo (1º Guri Farroupilha do RS), Eduarda Belmonte (1ª Prenda Adulta do Departamento Nativista Carlos Bastos do Prado) e Maicon Amaro (1º Peão Adulto do Departamento Nativista Carlos Bastos do Prado). A prosa foi  mediada pela acadêmica e bolsista do Observatório, Caroline Oliveira, do 2º semestre do curso de Direito.

 

Entrevero de gaita, canto, dança e poesia

 

Logo após, ocorreu o “entrevero” com a apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Fenix, que tem em sua coordenação, Beverly Bassani, acadêmica do sétimo semestre do Curso de Direito. O grupo encantou pela qualidade do trabalho apresentado, merecendo muitos aplausos.

 

Encerrando a atividade o público foi presenteado com a voz do Professor de Engenharia Elétrica da URI, Alison Marchioro, com a belíssima canção “Na boca da noite”.

 

 

Exposição Cultura Gaúcha em evidência

 Após o momento cultural o público foi encaminhado para visitar a Exposição “Cultura Gaúcha em Evidência”, preparada com muito carinho pelo Observatório na sala de reuniões da URI, com apoio da Escola Básica. A exposição aberta até o dia 19 de setembro, recebeu  mais de 500 visitantes. O acervo reuniu cerca de 50 objetos e peças da nossa cultura  gaúcha, devidamente catalogadas e organizados de acordo com sua utilidade e finalidade, com base em pesquisa feita pelo Laboratório de Estudos Culturais e Diversidades da URI, na obra do pesquisador Barbosa Lessa bem como colaboradores e época de cada peça. Homenageou Paixão Côrtes nobre gaúcho que nos deixou no último mês mas que permanece vivo na sua obra em prol da Cultura Gaúcha.

 

O sarau foi coordenado pela Professora Sônia Bressan Vieira, juntamente com a bolsista de iniciação científica, Caroline das Chagas Oliveira, acadêmica do 2º semestre do Curso de Direito. E teve auxílio na criação da Professora Juliana Antes.

 

Também, são colaboradores deste evento, a Diretora Acadêmica da URI, Professora Renata Barth Machado, Coordenadora do Curso de Administração, Luciane Oliveira, Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Cirino Calistrato Rebello, Coordenadora do Curso de Direito, Cristiane Menna Barreto, Coordenador do Curso de Educação Física, Bruno Costa Teixeira, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, Diego Roberto Morais, Coordenador do Curso de Fisioterapia, Rodrigo Casales, Coordenadores de Áreas, Ana Helena Braga Pires e Révis Moura.

Diretora da Escola Básica, Jerusa Dutra, Vice-Diretora, Elisângela dos Anjos, Coordenadora, Rosa Carine Menezes.

 

Semana Farroupilha

 

Ao longo da semana foram desenvolvidas atividades durante a semana farroupilha. A Escola de Educação Básica desenvolveu palestra sobre o tema da Semana Farroupilha “Tropeirismo”, declamações de poesias, danças, músicas, almoço farroupilha, lanche campeiro, apresentações artísticas do CTG Galpão de Estância e Departamento Nativista Carlos Bastos do Prado, oficina do chimarrão e apreciação da exposição “Cultura gaúcha em evidência”.

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *