Sucesso marcou a Mostra de Iniciação Científica da Escola Básica

Durante a quarta-feira (11 de julho) foi realizada a tradicional Mostra de Iniciação Científica da Escola Básica da URI – São Luiz Gonzaga. Diversos trabalhos foram expostos junto ao Ginásio de Esportes da Escola para visitação do público.

Os estudantes montaram stands e oferecem explicações aos visitantes, os quais, ficaram encantados com a qualidade das pesquisas.

Os trabalhos em muitas áreas do conhecimento demonstraram comprometimento com a pesquisa e o início iniciação científica.

Todas as pesquisas serão compiladas em anais para ficar a disposição de futuras consultas.

 

Confira abaixo o texto de apresentação dos anais:

 

A realização da Mostra de Trabalhos, na nossa Escola, teve início ano de 1990, quando as Irmãs Salesianas e os Professores do INSA julgaram pertinente apresentar à comunidade são-luizense e regional os trabalhos realizados pelos estudantes, orientados pelos docentes das disciplinas de Ciências Naturais, Biologia, Física e Química. Assim, por muitos anos, a exposição das pesquisas executadas nessas disciplinas foi denominada “Mostra de Ciências” e acontecia, todos os anos, no Salão de Atos.

A inovação tecnológica foi permeando as salas de aula e, nós, professores do INSA, que passamos a exercer a docência na Escola Básica da URI, em 2005, demos continuidade ao propósito das Mostras: socializar entre os distintos segmentos da comunidade escolar, trabalhos diferenciados que são realizados no decorrer do ano letivo.

O tempo passou e o desejo de buscar o novo, o desconhecido foi cada vez mais sendo fortalecido e as demais áreas do conhecimento passaram a integrar o evento que, então, passa a denominar-se “Mostra de Iniciação Científica” e acontece no Complexo Poliesportivo da URI – São Luiz Gonzaga.

Acreditamos que este evento inserido, historicamente, na Proposta Pedagógica da Escola de Educação Básica da URI, contribui para a (re)construção de conceitos inerentes às investigações. Além disso, oportuniza a aproximação entre a teoria e a prática, tornando a aprendizagem mais significativa, por meio das interações que alunos e professores estabelecem entre si, com os outros e com o ambiente.

Parabéns a todos os autores dos 56 trabalhos apresentados, neste ano letivo, por alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e, a partir desta Edição, a síntese das pesquisas estará disponível, também, nos Anais “Mostra de Iniciação Científica URI – 2018”, na versão online.

Nossos cumprimentos aos envolvidos pela iniciativa relevante de permitir um espaço para a articulação de conhecimentos e de saberes, indispensáveis à construção de competências. Professores e estudantes, vocês estão no caminho certo, investindo na inovação e na tão almejada formação interdisciplinar que os tempos modernos exigem.

Preciso expressar, também, que, enquanto professora de Biologia, me sinto muito feliz, pois uma das maiores gratificações é saber que uma proposta na qual acreditamos, como esta “Mostra de Trabalhos”, que semeamos e cultivamos, por três décadas, continua fortalecendo a formação de crianças e jovens, na nossa histórica Região Missioneira.

Dinara Bortoli Tomasi

Diretora-Geral

 

 

 

Fotos: Professora Juliana Antes

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *