SILVA, Janine Barbosa¹
PEIXOTO,Elisiane Vieira¹
GRINGS, Fernanda Marques¹
SCALCÃO,Marana Pivoto¹
PIRES, Morgane¹
PIRES,Ana Helena Braga²
O envelhecimento da população brasileira é caracterizado pelo aumento da expectativa de vida advinda de um maior desenvolvimento no campo da saúde e da diminuição dos índices de natalidade. O processo de envelhecimento de uma população é observado a partir do aumento do número de pessoas idosas (60 anos ou mais) determinado pela redução da fecundidade, da taxa de mortalidade e do acréscimo da expectativa de vida (CHAVES, 2017).
Envelhecer é um acontecimento natural, espontâneo, progressivo e irreversível da vida que submete os indivíduos a diversas alterações, tanto anatômicas quanto funcionais. O Envelhecimento é aquela fase da vida caracterizada pela diminuição das funções orgânicas e que acarreta uma maior susceptibilidade a alterações funcionais (FECHINE, 2012).
Segundo Guimarães 2016, devido ao acréscimo significativo dessa população e da insegurança em relação ao cuidado que necessita, o número de institucionalizações de idosos em Instituições de longa permanência aumentam constantemente. Esses locais consistem em um espaço de moradia especializada, onde um grande número de pessoa vive em tempo integral, nas quais apresentam algumas particularidades, como por exemplo, o tratamento igualitário e simultâneo a todos, o grau acentuado dos afazeres dos residentes, o que muitas vezes limita o grau de autonomia dos idosos.
Em vista disso, existe uma necessidade de promover atividades que auxiliem na integração, dinamismo e qualidade de vida dos idosos, como por exemplo, as atividades lúdicas. Essas atividades contribuem para melhorar a autoestima, as emoções, a convivência em grupo e a ansiedade, além de auxiliar nas funções neuropsicomotoras, através do desenvolvimento de dinâmicas, jogos, brinquedos e pinturas, porém o que importa não é apenas o produto da atividade e sim o que dela resulta, ou seja, a própria ação e o momento vivido (MENDONÇA, 2010).
Portanto, a ludicidade permite aos idosos institucionalizados o desenvolvimento de sua funcionalidade, muitas vezes debilitada, devido ao processo de envelhecimento. O Lúdico possibilita a redução de fatores estressores presentes no cotidiano dos indivíduos institucionalizados, favorecendo a comunicação por meio da formação de grupos e melhorando significativamente sua qualidade de vida (MARTINS, 2011).
Referências:
CHAVES, R.N. Perda cognitiva e dependência funcional em idosos longevos residentes em instituições de longa permanência. Revista Cogitare Enfermagem. BA, v. 22,n.1, 2017
FECHINE, B.R.A. O processo de envelhecimento: as principais alterações que acontecem com o idoso com o passar dos anos. Revista Científica Internacional. CE, v. 1,n.1, 2012.
GUIMARÃES, A.C. Atividades grupais com idosos institucionalizados: exercícios físicos funcionais e lúdicos em ação transdisciplinar. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais. MG, v. 11,n.2,2016.
MARTINS, K.A. Atividades lúdicas na promoção da saúde do idoso institucionalizado. 16º SENPE, 2011.
MENDONÇA, T.C. A importância do lúdico durante o tratamento fisioterapeutico em pacientes idosos com déficit cognitivo- estudo de caso. Revista Eletrônica Saúde CESUC. SP, v. 1,n.1,2010.
¹Acadêmicas do Curso de Fisioterapia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI-SLG.
²Professora Orientadora: Ana Helena Braga Pires – Fisioterapeuta pela Universidade Federal de Santa Maria, RS. Me. emReabilitação e Inclusão.
ANEXOS
Deixe um comentário