Lembrado anualmente pela ONU em 22 de março, o Dia Mundial da Água terá como tema, em 2018, o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas de gestão dos recursos hídricos. Com a campanha “A resposta está na natureza”.
Nesta data os alunos da Escola Básica, turno da manhã, na disciplina de Biologia, ministrada pela Professora Cinara Dal Santo Pes, compreenderam um pouco sobre essa temática e trabalharam possíveis ações de preservação do meio ambiente.
Os estudantes receberam importantes informações sobre os recursos hídricos. A Professora Cinara propôs que todos refletissem para buscar alternativas que preservem o nosso ambiente. Os alunos desenvolveram em um painel algumas mensagens e propostas para preservação.
Foram momentos de reflexão e muita aprendizagem. A atividade contou com a colaboração das Professoras Jerusa Dutra e Juliana Antes.
Dados da ONU
Com as transformações do clima e a manutenção de padrões insustentáveis de produção, a poluição e a desigualdade na distribuição vão se agravar, bem como os desastres associados à gestão da água. Hoje, 1,9 bilhão de indivíduos vivem em áreas que poderão ter escassez severa de água. Até 2050, o número pode chegar a cerca de 3 bilhões. A quantidade de pessoas em zonas de risco para enchentes também aumentará, passando do atual 1,2 bilhão para 1,6 bilhão, o que representará 20% da população mundial em 2050. Aproximadamente 1,8 bilhão de pessoas já são afetadas pela degradação da terra e pelo fenômeno conhecido como desertificação.
Anualmente, a erosão do solo desloca de 25 bilhões a 40 bilhões de toneladas de camadas vegetais — o que reduz de forma significativa a produção das safras e a capacidade da terra de regular quantidades de água, carbono e nutrientes. Os rejeitos escoados do solo erodido, contendo nitrogênio e fósforo, são um dos principais poluentes dos recursos hídricos.
Deixe um comentário