Estima-se que um bilhão de pessoas carece de acesso a um abastecimento de água suficiente, definido como uma fonte que possa fornecer 20 litros diários de água por pessoa, a uma distância não superior a mil metros. Essas fontes incluem ligações domésticas, poços, nascentes e coleta de águas pluviais.
97% da superfície do planeta Terra é água, no entanto, aproximadamente 2% é água doce e, destes, 0,7% está disponível para o consumo humano. Parece pouco, mas não deveria! O problema de falta de água potável está associado com a maneira que nos comportamos frente ao gerenciamento da água e da conservação ambiental. Ou seja, desperdiçamos muitos litros daqueles 0,7% de água acessível a nós, durante nossas atividades diárias (escovar os dentes, tomar banho, lavar a louça), por meio de atitudes poluidoras dos rios, lagos e nascentes e por atividades de desflorestamento.
Devemos lembrar que as árvores contribuem para a manutenção da água no ambiente, protegem as nascentes e os cursos hídricos, evitando a chegada de poluentes até a água e, também, a ocorrência de processos erosivos dos solos, os quais tornam os cursos hídricos mais rasos e as taxas de evaporação da água mais elevadas.
Além disso, é importante destacar que as regiões que sofrem pela falta de água são dominadas pela pobreza e subdesenvolvimento. Por isso, a partir deste Dia Mundial da Água, adote atitudes que favoreçam a multiplicação dos 0,7% de água disponível para a humanidade! Seja inteligente, evite o desperdício.
Nesse sentido o Comitê de Sustentabilidade Socioambiental da URI – São Luiz Gonzaga, Coordenador pelo Professor Jean Lucas Poppe, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piratinim realizaram uma ação importante com o alunos do turno da tarde da Escola de Educação Básica da URI. Passaram informações aos jovens sobre a importância do nosso meio ambiente e também realizaram o plantio de arvores no entorno da Universidade.
Deixe um comentário