Neste oito de março, Dia Internacional da Mulher, foi realizado na URI – São Luiz Gonzaga o Fórum Internacional Violência de Gênero: um desafio à sociedade contemporânea.
O evento teve como objetivo refletir, sobre a questão de gênero, por meio dos debates e relatos de experiências vivenciadas na busca de alternativas de combate e diminuição da violência contra a mulher, contribuindo para a proposição de ações de intervenção na realidade constatada.
O Fórum é uma parceria da URI – São Luiz Gonzaga, por meio do seu Observatório de Estudos Culturais & Diversidade e dos Projetos de Pesquisa “VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM SÃO LUIZ GONZAGA”. Ainda, é parte das ações de extensão do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Assessoria sobre Gênero.
Sendo parceiros executores a Prefeitura de São Luiz Gonzaga, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMECE), Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Secretaria Municipal da Assistência Social e Comunitária (SEMASC) e Liga Feminina de Combate ao Câncer. O evento contou, ainda, com o apoio da Câmara de Vereadores, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal da Assistência Social, Conselho Municipal de Álcool e Drogas, Delegacia da Criança e do Adolescente/Posto Policial da Mulher, 32ª CRE, EMATER, 14º BPM, Associação Comercial e Industrial-ACI, Sindicato Rural, SINDILOJAS, UNaM- Universidade Nacional de Misiones- Argentina e THEMIS- Gênero, Justiça e Cidadania- ONG feminista de POA.
O momento inicial do evento contou com a presença da Professora Sonia Bressan Vieira, representando a direção geral da URI – SLG, Prefeito Sidney Luiz Brondani, vereadora Maria de Lurdes Matzembaker, Juíza de Direito da 1ª Vara Civil, Drª Gabriela Dantas Bobsin, Decana Faculdad de Humanidades Y Ciencias Sociales. UNaM-Universid Nacional de Misiones-/Argentina- Magter Gisela Elizabeth Spasiuk da Unam/Misiones/Argentina, Secretária Municipal de Educação e Cultura- Rosângela Vidotto, Secretário Municipal de Saúde- Valmir Silveira, Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer- srª Adalgisa Miranda, Representante da THEMIS/POA/RS- Maria Salete da Silveira
Logo após as manifestações ocorreu a assinatura do termo de compromisso de criação da REDE de Proteção à Mulher no município de São Luiz Gonzaga. O objetivo de refletir, efetivar e acompanhar ações conjuntas que promovam a prevenção, e busquem a real assistência de mulheres em situação de vulnerabilidade. Bem como, realize a vivência das políticas públicas, dos direitos humanos e da cidadania da mulher nas áreas da saúde, justiça, segurança, educação entre outras em consonância com os eixos da Política Nacional (combate, prevenção, assistência e garantia de direitos).
Foram atrações culturais da manhã o Professor Alisson Marchioro e o músico e empresário Fabio Kreuz. Com o termo assinado teve início a roda de conversa sobre o perfil da mulher em situação de violência em São Luiz Gonzaga e entorno. Participaram da conversa a Juíza Drª Gabriela Dantas Bobsin, Delegada Tânea Regina Bratz, Defensora Pública Drª Andréia Rambo Moraes, Pedagoga- Luciane Espíndola Nunes -CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Assistentes Sociais Ana Luiza Fontela (Secretaria Ação Social) e Marisete Marques Vieira (Conselho Tutelar). Assim como, Professora da UNAM Gisela Elizabeth Spasiuk e Promotora Legal Popular Maria Salete Silveira. As acadêmicas Daniela Kolbeck e Regina Bassani introduziram a temática da roda apresentando os resultados da pesquisa Violência de Gênero em São Luiz Gonzaga e entorno.
Deixe um comentário