Acadêmicos: Roberto Braga, Stefani Silva, Jéssica Argerique e Karla Oliveira do Curso de Graduação em Fisioterapia
Orientadora: Profª. Me. Ana Helena Braga Pires
A vida sedentária se deve principalmente pela ausência ou diminuição de atividades associada aos maus hábitos alimentares, consistindo em um dos maiores fatores de risco de mortalidade global. O hábito de vida sedentário provoca a incapacidade funcional de alguns sistemas do corpo humano, solicitados durante a prática de determinadas atividades físicas, resultando na regressão de suas funções.
O sedentarismo, caracterizado pela diminuição ou ausência de atividade física é a principal causa do aparecimento de diversas doenças, tais como: obesidade, ansiedade, doenças crônicas, consistindo também em um dos principais fatores de risco associado à etiologia do surgimento de complicações cardiovasculares e respiratórias. A atividade física é uma modalidade que auxilia na reeducação dos sistema corporal, combatendo o sedentarismo.
O exercício faz parte da natureza humana, com dimensões biológica e cultural. A prática de atividades físicas pode beneficiar todas as pessoas (jovens e adultos), além da oportunidade para diversão, estar com amigos e manter-se saudável e em forma.
Atividade física inclui a prática de esportes, ginástica de academia, caminhar, jardinagem, pedalar, subir escadas, dançar, correr, passear com o cachorro, fazer compras a pé, outros exercícios e qualquer outra atividade física. Considere também, como atividades físicas, pedalar e caminhar para se deslocar de um lugar a outro, bem como as atividades recreativas mais ativas.
Rev Bras Med Esporte – Vol. 20, No 5 – Set/Out, 2014 FERREIRA – The Pathologization of Sedentariness, 2012. VILAS BOAS, Saúde e qualidade de vida, 2005.
Deixe um comentário