Nesta segunda-feira (20) teve início a programação da Semana da Consciência Negra na URI – São Luiz Gonzaga. O objetivo da programação é contribuir para o combate à discriminação racial refletindo, dialogando e debatendo acerca do valor e da contribuição da população afrodescendente na construção da cultura brasileira. O evento envolve a Escola de Educação Básica da URI e Graduação da Universidade. Sendo desenvolvido com apoio do Observatório de Estudos Culturais & Diversidade.
O debate sobre o combate à discriminação racial é uma atitude que vem sendo levantada pela Escola de Educação Básica desde 2005, com apoio das Professoraa Mariza Ditz e Juliana Antes. e agora com aporte do Observatório de Estudos Culturais da URI – São Luiz Gonzaga. A data de 20 de novembro ganha força e o debate se amplia para a graduação da universidade, que possui atualmente seis cursos: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Elétrica e Fisioterapia.
Nesta segunda-feira ocorreu pela manhã um momento de reflexão com os alunos da Escola Básica, sendo realizada a apresentação do “Projeto: Não à Discriminação- Lei federal 7.716/1989”, tendo a coordenação da Professora Mariza Klein Ditz (Área- Ciências Humanas) e colaboração das professoras Jerusa Shereiner-Coordenadora EB- Ensino Médio e Profª Juliana Antes (Área de Linguagens). Sendo palestrante o Professor Rodrigo Miguel de Souza. Na oportunidade ocorreu um momento de apresentação musical, “O Canto dos Três Raças”, sendo interpretado por Douglas Lisboa e Andressito Guarani. Prestigiaram o evento os alunos da Escola Básica da URI – SLG (Ensino Médio) e alunos das escolas Polivalente.
Durante o período da noite, a graduação foi envolvida no debate com “Diálogo universitário sobre discriminação e racismo”. A abertura do evento contou com a manifestação da Diretora Geral da URI – SLG, Professora Dinara Bortoli Tomasi e declamação de poema do Professor Alisson Marchiorro.
O evento contou com a colaboração das coordenações de cursos: Ana Helena Braga Pires (Fisioterapia), Bruno da Costa (Educação Física), Cirino Calistrato Rebello (Ciências Contábeis), Cristiane Mena Barreto Azambuja(Direito), Diego Morais (Engenharia Elétrica) e Révis Moura (Administração) e professores dos cursos.
Foi realizada palestra “Políticas Públicas de Reconhecimento e Reparação: os Afrodescendentes no Brasil e na região Noroeste-Missões do RS”, sendo palestrante o Prof. Dr. Leandro Jorge Daronco(Instituto Federal Farroupilha), debatedor- Prof. Ms.Rodrigo Miguel de Souza, coordenação- Profª Drª Sonia Bressan Vieira
Nesta terça-feira (21) ocorreu a apresentação teatral de Histórias Infantis “A menina bonita do laço de fita. Autora: Ana Maria Machado”. “O cabelo de Lelê. Autora: Valéria Belém.” E “Cada um é de seu jeito, cada jeito é um. Autor: Lucimar Rosa Dias.” Aos estudantes do turno da tarde da Escola Básica. Com a colaboração da Professora Rosa Carine Menezes- Coordenadora da EB – Ed.Infantil e E.Fundamental e professoras: Carla Amaral-Jardim, Maristela Brondani Maciel-Pré Escola Nível I, Anelise Nascimento Teixeira-Pré Escola Nível II, Claudete de Freitas Andrade-1º Ano A, Marciele de Melo Ferreira-1º Ano B, Denise Torres-2º Ano, Carmem Lúcia Machado Martins-3º Ano A, Tadiane Sisti Fernandes-3º Ano B, Nathiele Fabrício Trindade-4º Ano A, Juliana Hastenpflug-4º Ano B e Kelly Santos Comendalk-5º Ano .
Ao final de cada momento os alunos envolvidos receberam uma fita nas cores preta e branca, como símbolo do Dia da Consciência Negra.
A semana segue com a programação, é no sábado, 25 de novembro, às 09h, na sala 30, o Curso de Direito realiza mais uma edição do seu Encontro Direito e Sociedade com o tema: “Escravidão na região Noroeste do Rio Grande do Sul: novas narrativas da História”, sendo palestrante, Paulo Afonso Zarth (UNIJUI/RS). Coordenação da mesa, Prof. Rodrigo Miguel e Profª Cristiane Azambuja.
Deixe um comentário