Tirando leite de pedra: empreededorismo em foco na URI – São Luiz Gonzaga

O XV Ciclo de Debates de Administração (CIDEAD) do CRA-RS foi realizado na URI – São Luiz Gonzaga na noite desta quarta-feira (17 de maio). “Esse é um momento em que o Conselho torna-se presente em suas comunidades. Oportunizando também a aproximação com a universidade” afirmou o Administrador João Alberto Gonçalves Junior – Vice-Presidente Institucional do CRA – RS, presente no evento.
O debate, mediado pelo administrador e Professor Alceu Lopez teve a participação do palestrante da noite, Mestre em Marketing e autor do livro “A Riqueza das Favelas: o empreendedorismo entre morros e vielas”, Adm. Vinicius Mendes Lima.  “Cantinas em presídios, cantor de funk, barracas de crepe em escolas, sócio de produtora de formatura, dono de um complexo esportivo e cultural… Quando a gente quer, a gente dá um jeito”. A declaração é de quem empreendeu todos os negócios citados, o Adm. Vinicius Mendes Lima que participou do CIDEAD com a palestra “Leite de Pedra: empreender é para todos”.Em sua explanação mostrou que é preciso dar subsídios para que as pessoas possam exercer não apenas as profissões comuns, que todos conhecemos, mas também crias soluções que possam oportunizar um próprio negócio. O tema da palestra faz referência ao ditado popular no sentido que é possível empreender mesmo sem condições favoráveis para que isso ocorra.
O palestrante explicou que empreendedorismo ainda não é uma ciência, mas está quase virando de tão procurado e estudado que tem sido. “As pessoas que ainda não se engajaram no mundo empresarial, muitos entendem que o empreendedor é quem abre um negócio, mas vai muito além disso. O empreendedor é alguém que almeja, planeja, luta e conquista um sonho ou um simples objetivo”, disse indicando que empreender também é ser um estagiário e chegar ao cargo de superintendente se era isso que você sonhava. Ele trouxe ao conhecimento do público dados que mostram a importância da criação de novos negócios.
Para contribuir com o debate, esteve ao palco Arthur Bolacel formado em Administração pela ESPM – Porto Alegre, sendo sócio fundador do mercado Brasco em Porto Alegre, o qual apresentou seu case de sucesso, que é o Mercado Brasco”. Como ocorre o relacionamento com funcionários e clientes, assim como, o diferencial competitivo de sua marca.
Também acompanhou o debate a atual presidente da Associação Comercial de São Luiz Gonzaga, Cristina Moraes Neves Anes, graduada em Administração pela URI – SLG, com pós-graduação em Qualidade na Administração pela UFSM e Mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Empreendedora do Comércio de São Luiz e sócia fundadora da AGAPEL. Cristina destacou a importância de atenção as mudanças, que ocorrem cada vez mais rápido e são constantes.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *