Realizou-se na noite do dia 22 de novembro, ás 20hs45m, a segunda noite da primeira SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, da URI São Luiz Gonzaga, evento promovido pelo Observatório de Estudos Culturas & Diversidades. A semana tem como objetivos refletir sobre a influência da cultura afro na formação do povo brasileiro, além de destacar a importância de combater atitudes de racismo na sociedade.
A segunda noite desse evento foi aberta pela coordenadora do curso de Direito, Professora Cristiane Menna Barreto Azambuja. Após a fala da coordenadora,os acadêmicos do curso de Direito, Ana Luísa Silveira Meireles, Ricardo Ferreira Bernardo e Tathiele Silva Schultz que fizeram uma reflexão acerca dos aspectos históricos da escravidão no Brasil, bem como a legislação referente a educação das relações étnico-raciais, abrindo ainda, um breve espaço para discutir a situação das mulheres negras, que representam a classe mais afeta pela descriminação racial. Na URI São Luiz Gonzaga, o Observatório foi criado recentemente como Projeto de Extensão- um dos três pilares de atuação da Universidade ao lado do Ensino, e da Pesquisa, tendo como coordenadora a professora Sonia Bressan Vieira e como bolsista, as acadêmicas: Iára Souza da Rosa do 6º semestre de Administração e Tathiele Silva Schultz do 3º semestre do Direito.
A URI São Luiz Gonzaga parabeniza a todos pela programação construída, de forma integrada – Escola Básica, Observatório de Estudos Culturais, Coordenações de Cursos e acadêmicos, com o apoio da Direção.
Com certeza, é uma forma de além de cumprir os preceitos legais referentes ao Ensino Superior e Escola Básica, contribuir com o combate ao racismo em nosso ambiente escolar/acadêmico – fato que é o mais importante!
A programação segue nos dias 23 e 24 de novembro.
Deixe um comentário