Todo ano, realiza-se o SIEPE (Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão), sendo organizada pela Universidade Federal do Pampa. Esse ano, a cidade escolhida para sediar o evento foi Uruguaiana. O evento trouxe como eixo temático: “a inovação, a transformação e a renovação da ciência dos saberes que permeiam cada uma das áreas do conhecimento.”
O evento é composto de apresentação em seções de trabalhos em Pôsteres e Apresentação Orais. São assuntos de diversas temáticas em avaliação, que são escolhidas pelos alunos da Unipampa e de outras instituições de ensino. No dia 22, foi à abertura do evento e as apresentações ocorreram em três horários distintos, nos períodos da tarde e noite.
Com foco no aprendizado, que ultrapassem as fronteiras, os acadêmicos sentiram-se motivados a elaborarem trabalhos, alicerçados na pesquisa científica, como um meio alternativo a descobrir o novo ou colaborar no aperfeiçoamento de tecnologias, adequando-se as tendências tecnológicas e em busca de conhecimentos, que com o apoio dos professores orientadores estamos colaborando para a socialização dos saberes.
Trabalhos apresentados:
- Potencial da energia solar em São Luiz Gonzaga: critérios e avaliações. Apresentado por: Rosiel Souza.
- Eficiência energética e a sustentabilidade: implicações aferidas ao engenheiro eletricista frente ao desenvolvimento de sistemas sustentáveis.Apresentado por: Diego Amaral.
- Perdas comerciais através da alteração do campo magnético do medidor de energia. Apresentado por: Jorge Miguel.
- Medidas e instrumentações elétricas: estudo dos galvanômetros. Apresentado por: William Scheeren.
Alunos co-autores: Charles Schardong, Matheus Almeida e Marcus Vinicius. Professores orientadores: Msc e Eng. Eletricista Lucas de Carvalho e Neiva Almeida – Professora Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas pela URI – Santo Ângelo ; Física e Mestranda em Educação nas Ciências, pela Unijuí.
Deixe um comentário