Na próxima semana, durante os dias 31 de outubro e primeiro de novembro será realizado na URI – São Luiz Gonzaga o primeiro encontro destinado a reflexão sobre a acessibilidade.
O evento é realizado pelo Núcleo de Acessibilidade da URI – São Luiz Gonzaga, Coordenado pela Professor Dra. Lizandra Andrade Nascimento, com apoio da Rádio Missioneira e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
Na primeira noite do evento, 31 de outubro, a partir das 19h, ocorre a abertura oficial, logo após, será realizada a palestra “Cinema e Acessibilidade: Contribuições da 7ª Arte para o Debate sobre a Inclusão”. A palestra será proferida pelo ilustre são-luizense, Alex Duarte, que atualmente reside no Rio de Janeiro. Alex é diretor do Cromossomo 21, longa-metragem que conta a história de amor de Vitória, que tem síndrome de Down, e Afonso, que não tem a deficiência. O filme começou a ser gravado em São Luiz Gonzaga, sendo protagonista Adriele Lopez Pelentir, atriz com Down, residente no município. O debate será mediado por Pâmela Andrade Moraes.
Logo após, ocorre o painel: Reflexões sobre a Síndrome de Down, sendo palestrantes Adrieli, Bruno e Bruna e mediação de Luciana Ottoni e Miriam Cristina Torres.
No segundo dia do evento, primeiro de novembro, às 14h, ocorre a sessão de pôsteres e comunicações, com a Mesa Redonda: – Comunicações orais sobre Acessibilidade e Inclusão – Docentes e Acadêmicos.
Durante á noite, às 19h, será realizado o lançamento do novo vídeo da Raíssa Vitória e exposição de quadros da ONG Amada Helena “Exposição Mães de Anjo”. Também, nessa noite será desenvolvido o painel “Inclusão Sob Diferentes Perspectivas”. Com a participação dos Cursos de Graduação da URI – São Luiz Gonzaga. Sendo, os coordenadores:
Administração e Ciências Contábeis: Revis C. F. Moura e Cirino C. Rebello
Direito: Cristiane Menna Barreto Azambuja
Educação Física: Bruno Costa Teixeira
Engenharia Elétrica: Diego Roberto Morais
Fisioterapia: Ana Helena Braga Pires
Psicologia: Lizandra Andrade Nascimento
Serviço Social: Lucineide Orsolin e Leonardo Silveira Farias da Silva
Depoimentos sobre Acessibilidade e Inclusão: Bruna e Cadore
Como encerramento do evento, será apresentado o Case Equoterapia – Centro Missioneiro de Equoterapia. A palestrante é Mariliane Adriana Monteiro. Também, neste dia será o lançamento do livro: Equoterapia.
Para receber certificação de participação no evento é necessário realizar a inscrição ao valor de R$15,00, na URI – São Luiz Gonzaga ou no site da instituição https://saoluiz.uri.br/wordpress/. Toda a comunidade é convidada para participar deste importante momento de reflexão sobre a acessibilidade de nossa cidade e região.
Deixe um comentário