Escola Básica promove noite cultural na URI – SLG

Durante os dias 20 e 21 de outubro de 2016, no Salão de Atos da URI, durante o período da noite ocorreu  a culminância do Projeto “Noite Cultural” da Escola de Educação Básica da URI – São Luiz Gonzaga.

O projeto “Noite Cultural” surgiu no ano de 2011, o qual vem se destacando como uma atividade multicultural dentro do nosso projeto Leitura: A arte de ser feliz”, tendo como principal objetivo incentivar os alunos a descobrir, desenvolver e apresentar seus talentos na arte.

Sabemos que a arte é toda a forma de expressão e manifestação do ser, que está ligada principalmente a sensibilidade e a imaginação colocada em prática de alguma forma. A arte sempre existiu, desde os homens que habitavam as cavernas e pintavam figuras do seu cotidiano nas rochas, prática essa que conhecemos como arte rupestre. Depois disso, várias formas de expressão foram surgindo ao longo da história da humanidade, evoluindo intelectualmente e tecnologicamente.

No dia 20 de outubro, o evento foi organizado pelos professores da Área das Linguagens do turno da manhã, com os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Neste dia foram realizadas recitações de poemas (Eu, etiqueta – E agora, José? – Carlos Drummond de Andrade, Mateando – Jayme Caetano Braun, Motivo – Cecília Meireles,  Ismália – Alphansus Guimaraens, Amor –  Luís de Camões,   releituras de obras literárias com os teatros de Dom Casmurro “O Amor de Capitu”, de Miguel de Cervantes “Dom Quixote”, o Mágico de Oz, Alice no País da Maravilhas e uma adaptação dos contos das princesas ao século 21, exibições de vídeo clips e curtas metragens produzidos pelos alunos (Slendermano, Preconceito, releitura de uma cena do filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, Pânico na Estrada e Let’s Dance).

Na noite do dia 21 de outubro, os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental apresentaram algumas histórias dos livros de literatura do projeto “Voe Mais Alto”, da Editora Positivo (A fiandeira de ouro, A caixa de lápis de cor, A viagem de retalhos, Sem brincadeira e A guerra do chiclete).  Com textos envolventes, despertando e mantendo o prazer da leitura, sendo pensados para as diferentes etapas da formação do leitor.

Neste dia, houve dramatizações, danças, recitações de poemas e musicais no estilo rap produzidos pelos alunos.

Parabenizamos todos os nossos alunos, professores e pais pela qualidade de seus trabalhos e pela participação da comunidade escolar.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *