Na terça-feira, 16, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Piratinim, reuniu-se na URI – São Luiz Gonzaga, para a sua terceira reunião ordinária. O público presente contemplava representantes das entidades titulares do Comitê, bem como pessoas da comunidade. Atendendo uma sugestão feita na reunião do dia 21 de junho, deu-se início ao Ciclo de Socializações de Atividades, que são desenvolvidas por cada entidade, no que diz respeito ao uso das águas, bem como no que tange à questões de sustentabilidade.
Para dar início ao Ciclo, Joney Braun, representante da Emater, apresentou o que a referida instituição articula. Inicialmente, foi exposto aos presentes, um breve diagnóstico da Bacia Hidrográfica do Rio Piratinim, contemplando aspectos territoriais, econômicos, sociais, entre outros, com vistas a situar os demais membros no contexto em que a Emater está inserida. Ao longo da explanação, Joney destacou as ações desenvolvidas, colocando que “não se pode falar do uso das águas, em uma perspectiva isolada”. Ao longo da fala, ficou evidente que a citação se efetiva, haja vista que as ações, em caráter de gestão ambiental, gestão dos solos, agroecologia, ações socioambientais, entre outras, tudo o que envolve meio ambiente, envolve água, solo, vida, e assim sendo, deve ser preservado.
Após a apresentação, foi realizado um amplo debate sobre a questão do uso de agrotóxicos. Também foi discutido pelo grupo, questões envolvendo a qualidade da água, tanto no que se refere a tratada pela CORSAN, quanto pelas águas oriundas de poços artesianos. Debateu-se sobre como é feito o tratamento e como são realizadas as análises da água para o consumo. Para a próxima reunião, que será no dia 18 de outubro, já ficou acordado que a entidade, APARP e o CONDEMA, farão um momento de socialização de ações que são desenvolvidas. Também, já definiu-se que será realizado um debate mais específico sobre a questão do Saneamento Básico, com alguns dados que a representação da CORSAN irá apresentar.
Por Leonardo Silveira Farias da Silva
Deixe um comentário