A data foi escolhida em referência à Lei de 11 de agosto de 1827, que criou os primeiros Cursos de Ciências Jurídicas e Sociais do Brasil. Um, na cidade de São Paulo (atual Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo); outro, na cidade de Olinda (atual Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco).
Nos dias atuais, no Brasil, para ser advogado, é necessária a graduação como Bacharel em Direito e a regular inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Essa inscrição é obtida mediante prévia aprovação no Exame de Ordem, uma prova instituída por lei e que é realizada em todo país, três vezes ao ano.
A Portaria nº 301, de 15 de abril de 2015, assinada pela Secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, órgão ligado ao MEC, Marta Wendel Abramo, autorizou o funcionamento do curso de Direito pela URI – São Luiz Gonzaga. O curso tem autorização para oferecer 50 vagas/ noturno. Hoje, o curso de Direito da URI – São Luiz Gonzaga conta com duas turmas.
Em comemoração ao Dia do Advogado, os alunos das turmas do curso de Direito da URI – São Luiz Gonzaga acompanharam, no último dia 09 de agosto, aula especial ministrada pelo Des. Gaspar Marques Batista, que teve como título “Perspectivas para a vida profissional futura”.
No dia 11 de agosto, receberam uma lembrança simbólica. Por fim, foram sorteados dois livros de Rui Barbosa, que, em 1948, foi aclamado Patrono dos Advogados Brasileiros pelo Conselho Federal da Ordem.
Deixe um comentário