Escola Básica visita os Aparados da Serra/RS

Os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Básica da URI – São Luiz Gonzaga acompanhados pelos professores Anderson Amaral Schmitz, Elisângela Garcia dos Anjos e Rosa Carine Menezes de Mattos realizaram viagem de estudos aos Aparados da Serra no mês de junho.

A viagem teve como objetivo desenvolver atividades práticas relacionadas aos conceitos das disciplinas de História e Geografia, trabalhados em sala de aula. Na oportunidade foi comparado o relevo e a vegetação serrana com os mesmos aspectos identificados na região missioneira.

Observando as diferenciações entre o tempo climático da região noroeste, com a região serrana, analisando as alterações da paisagem geográfica ocorridas pelas interferências humanas, conhecendo a fauna e flora da região serrana do Rio Grande do Sul, em visitação e locais específicos, compreendendo os fatos históricos que motivaram a colonização  e também a culinária típica desta região.

Foram realizadas visitações ao Canyon Fortaleza, Trilha da Pedra do Segredo, Tour no Quintais de Cambará, Canyon Itaimbezinho, Trilha do Vértice, Trilha do Cotovelo e Cachoeira dos Venâncios. Os locais visitados são lugares fascinantes e surpreendentes abençoados pela natureza. Retratando a história da Terra com paisagens que provocam sensações de paz, liberdade e felicidade.

Os Aparados da Serra são as encostas da Serra Geral em vertical de parte do Sul do Brasil. Estas encostas foram chamadas pelos Tropeiros de Aparados,  pois estando em vertical parecem ser cortadas a facas, foi assim que os Tropeiros observavam estas grandes Gargantas (Canyons) quando desbravavam o Sul do país.

Os Aparados da Serra Geral possui a maior parte de Mata Atlântica preservados do Brasil onde podemos encontrar animais Silvestres como o temido Puma “Leão Baio” ou o Veado Campeiro muito comum na área central da Montanha. Os Aparados ainda tem o maior número de vertentes de águas cristalinas do Brasil e também as menores temperaturas registradas no país.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *