Abertura Oficial da VIII Semana Acadêmica do Curso de Fisioterapia

Palestras importantes marcaram noite de terça-feira (10)

O Curso de Fisioterapia da URI – Extensão de São Luiz Gonzaga destina-se à formação de profissionais fisioterapeutas generalistas, aptos a atuarem na Educação em Saúde, de forma a promover, proteger e recuperar a saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, de maneira competente, humana, ética e inovadora.

A Coordenadora do Curso – Professora Ana Helena Braga Pires realizou a abertura do evento, agradecendo a presença de todos. A Diretora Geral da URI – SLG, Professora Dinara Bortoli Tomasi destacou a importância de momentos de reflexão como as semanas acadêmicas, e afirmou a satisfação, enquanto docente do curso em perceber os alunos ingressarem no mercado de trabalho.

Samuel Vargas Munhoz – Acadêmico e Coordenador Discente da VIII Semana Acadêmica do Curso de Fisioterapia da URI São Luiz Gonzaga/RS também realizou pronunciamento agradecendo a presença de seus colegas, professores e convidados e desejou uma semana de estudos muito promissora.

No primeiro momento do evento, o Instituo da Mama do Rio Grande do Sul realizou palestra com seu grupo de trabalho de Três de Maio. O IMAMA – Instituto da Mama do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida, desde 2000, pelo Ministério da Justiça como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Foi fundado em 29 de julho de 1993 e, desde então, é presidido pela Dra. Maira Caleffi.

Nasceu de um grupo de mulheres, pacientes da mastologista Maira Caleffi, que, diagnosticadas, participavam de um grupo psicoterapêutico. Ali começou o interesse em comunicar à população gaúcha informações relevantes sobre a saúde da mama. Com o intuito de ajudar outras pessoas a não passarem pelas mesmas dificuldades que tiveram, essas mulheres criaram um grupo de voluntárias que, mais tarde, veio a tornar-se o IMAMA.

Neste sentido, o IMAMA busca a conscientização da sociedade gaúcha acerca da importância dos cuidados com a saúde da mama, enfatizando a necessidade da detecção precoce do câncer de mama para maiores chances de cura, além de qualidade e agilidade em todos os processos da rede de atenção à saúde da mama. Para tanto, atua diretamente nos processos de educação, reabilitação, articulação e mobilização social em favor da saúde da mama. Também atua como articulador de políticas públicas e é reconhecido por sua habilidade em promover uma mobilização social consciente e colaboradora.

Logo após, ocorreu a palestra: Bioética e Ética do Cuidado: fundamentos morais da prática fisioterápica. Com o Filosofo Me. José Borges – Professor do Curso de Filosofia da UPF de Passo Fundo/RS.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *