Atividade é desenvolvida após o turno de aula.
As oficinas oferecidas aos estudantes da Escola Básica da URI – São Luiz Gonzaga, anos iniciais, são uma realidade há muito tempo. Sendo atividades que contribuem para a formação dos jovens. Sendo ofertadas após o turno de aula da tarde oportunizam o aprendizado de arte, cultura e dança.
A oficina de ballet é ministrada pela Professora Lara Moreira Soeiro de Souza, que possui curso superior em pedagogia e formação na Escola de Dança Clássica de Luciana Paludo entre os anos de 1992 a 2000. Lara possui experiência em ballet clássico iniciante e intermediário, também, é auxiliar na produção de espetáculos, atualmente é professora no “Ballet da Cidade” de São Luiz Gonzaga, Escola São José (Guarani das Missões), “Escola de Dança Lara Moreira” e como coreógrafa realiza diversos trabalhos em Escolas e Academias da Região. Recebendo varias premiações em festivais e concursos.
“Por mais que toda participação na cultura seja limitada, já que nenhuma pessoa é capaz de participar de todos os seus elementos, deve existir um mínimo de participação do indivíduo na paute de conhecimento da cultura a fim de lhe permitir a sua articulação com os demais membros da sociedade; assim recorremos a artes que têm proporcionado abertura de espaços alternativos onde o homem tem possibilidades de manter relação com o mundo”, afirma Lara.
O projeto “Dança na Escola” desenvolvido pela Escola Básica da URI – São Luiz Gonzaga consiste em popularizar a arte da dança, e tem o objetivo de oferecer aulas de Ballet Clássico, possibilitando o seu acesso aos jovens da URI – SLG. A dança é capaz de expressar a auto-estima superior, possibilitar a expansão de relacionamento entre pais e filhos e ainda proporcionar o envolvimento social construtivo. O ensino da dança proporciona aos alunos a descoberta de seus próprios corpos e suas possibilidades de movimentação, despertando novas sensações e desenvolvendo a sensibilidade.
A dança beneficia o processo de desenvolvimento global da criança, estimulando os vários sentidos: tátil, visual, afetivo, auditivo, cognitivo e motor ajudando na integração com outras crianças, facilitando as relações com as pessoas em qualquer ambiente, bem como a inclusão social. O movimento compõe a natureza humana na sua essencialidade e, quando bem orientado, é uma ferramenta que só traz benefícios ao corpo. Cada pessoa reúne uma série de características que a direcionam a executar com mais ou menos facilidade os exercícios, que são seqüências de movimentos.
Segundo a Professora Lara a dança é uma manifestação artística que utiliza como linguagem o próprio corpo em toda a sua extensão como transmissor de sentimentos, movimentos e vivacidade. A dança proporciona a consciência corporal e aprimora as condições pessoais, como a postura, a flexibilidade e o equilíbrio. O trabalho envolve todos os grupos musculares, em execuções harmoniosas, que proporcionam o crescimento consciente e a aceitação do limite corporal. O estudo contínuo da dança desenvolve o raciocínio físico, a criatividade e a sensibilidade.
As aulas de ballet são realizadas durante as terças quintas-feiras, das 17h30min às 18h30min, sendo desenvolvidas de março a dezembro de 2016.
Deixe um comentário