Direção e equipe de Cerro Largo participam do momento juntamente com São Luiz Gonzaga. Reitor Luiz Mario Silveira Spinelli realizou pronunciamento institucional na abertura do evento.
Durante a quinta-feira (03 de março) a URI – São Luiz Gonzaga recebe a reitoria da universidade e a extensão de Cerro Largo para debater temas importantes, como: “internacionalização: diálogos com a Itália”, “educação em direitos humanos”, “educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena”, “educação ambiental”.
Esse momento compõe o “V Ciclo de Formação Continuada de Coordenadores: Gestão Estratégica da Rede Colaborativa da URI”. O ciclo é uma ação do programa de formação continuada para gestores, institucionalizado a partir da resolução 1713/cun/2012 e ocorre anualmente, no mês de março, em cada uma das unidades da URI.
Participaram da abertura do evento o Professor Luiz Mario Silveira Spinelli, Magnífico Reitor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, assim como, a Professora Rosane Vontobel Rodrigues, Pró-Reitora de Ensino.
A Professora Dinara Bortoli Tomasi, Diretora Geral da URI – São Luiz Gonzaga manifestou sua satisfação em receber mais uma vez a formação continuada. Dinara ressaltou a importância da Reitoria nesse processo de reflexão do fazer universitário, afirmando o propósito de institucionalização das ações pensadas coletivamente. O Professor Edson Bolzan, Diretor Geral da URI – Cerro Largo, unidade que integra a formação em São Luiz, também deixou sua saudação no início do ciclo, agradecendo a oportunidade.
O Reitor Luiz Mario realizou pronunciamento oficial, afirmando que as formações integram o plano de gestão proposto desde o início de seu trabalho. Spinelli acredita que somente com a integração de todas as unidades, assim como, dos setores de base, é possível a ascensão de resultados positivos e fortalecimento da URI.
Logo após, iniciou a palestra com o economista Danilo D’Attanasio Esposito. O Sr. Danilo possui Graduação em Economia pela Universidade de Trento. Pós-Graduação em Sistemas de Processos de Fabricação e de Informação de Negócios pela Universidade de Trento. Atualmente é Consultor de Relações Internacionais das seguintes Universidades: Fundation Edmund Mach (FEM), Università degli Studi di Salerno (UNISA), Università degli Studi di Perugia, Università degli Studi di Camerino (UNICAM) e Università Politecnica dele Marche.
Danilo apresentou um pouco sobre o sistema de ensino italiano, assim como, as possibilidades da internacionalização. Durante o período da tarde seguiram as oficinas, as quais contaram com a presença de importantes pesquisadores. Sendo, o Procurador da República do Ministério Público Federal – Osmar Veronese, Pós-Doutoranda – Rosângela Angelin, Doutora em Letras Maria Thereza Veloso, Doutora em Letras Ilse Maria da Rosa Vivian, Mestre em Ecologia – Alan José Bresolin e Mestre em Educação – Sônia Beatriz Balvedi.
Deixe um comentário