Dinara Bortoli Tomasi[1]
Caroline Fagundes Caetano[2]
A Avaliação Institucional tem-se apresentado como um desafio contemporâneo nas Instituições de Ensino Superior (IES). A URI – São Luiz Gonzaga, na busca por aprimoramento de sua atuação no ensino, na pesquisa e na extensão, desenvolve o projeto de iniciação científica “Avaliação Emancipatória na Educação Superior: uma análise dos resultados da autoavaliação na URI no período de 2009 a 2015”.
Para a operacionalização do referido projeto, conta-se, também, com o respaldo da Comissão Própria de Avaliação (CPA). A equipe acompanha a realização da autoavaliação nos dois períodos letivos, mobilizando os segmentos da comunidade escolar local (acadêmicos, professores, coordenadores, funcionários técnico-administrativos e comunidade externa) a participarem do processo, por meio do preenchimento dos questionários.
O desenvolvimento do projeto é significativo para a verificação das transformações ocorridas na URI a partir da autoavaliação, especialmente no período de 2009-2015. Também são estabelecidos comparativos entre as autoavaliações e as avaliações externas realizadas na URI.
Ao analisar os gráficos de cada disciplina, bem como refletir acerca das sugestões, é possível considerar que o processo da autoavaliação é de grande relevância na gestão das Instituições de Ensino Superior, visto que envolve a análise crítica e reflexiva das ações desenvolvidas, considerando o que se tem a oferecer e o que precisa ser aprimorado.
O grupo gestor da URI de São Luiz Gonzaga de posse dos resultados da avaliação busca aprimorar continuamente, otimizando espaços, adquirindo materiais novos, entre eles os equipamentos de multimídia dispostos em todas as salas, ampliando o acervo bibliográfico e implementando os laboratórios, atendendo as demandas necessárias aos Cursos.
Verifica-se que o processo de Autoavaliação Institucional efetiva sua relevância, contribuindo nas ações práticas da gestão. O decurso de mudanças ocorre de forma gradual, contemplando o efetivo funcionamento dos cursos.
É importante ressaltar que a comunidade acadêmica se apresenta envolvida no desenvolvimento da Avaliação Institucional. Os avanços apresentados na avaliação de cada disciplina ministrada e da infraestrutura são visíveis, o que possibilita aos acadêmicos perceberem que participar da avaliação institucional, não é uma simples obrigação, mas sim uma forma dos discentes contribuírem no processo de gestão da Universidade em que estão inseridos.
Para a universidade, instituição cuja razão de ser encontra-se na prestação de serviços de qualidade à sociedade, a avaliação tem como objetivo buscar a excelência na produção, sistematização e democratização do conhecimento.
Assim, a URI – SLG, ao completar 24 anos de inserção nesse universo acadêmico, por sua natureza, está se empenhando ao máximo para que se cumpra a finalidade social a que se propõe, enquanto instituição de ensino superior, primando pela produção do conhecimento socialmente referenciado e comprometido com a transformação da realidade, contribuindo na resolução de problemas e na melhoria da qualidade de vida da população.
[1] Professora de Biologia da URI – São Luiz Gonzaga. Orientadora do Projeto de Pesquisa.
[2] Acadêmica do Curso de Fisioterapia – Bolsista do Projeto de Iniciação Científica “Avaliação Emancipatória na Educação Superior: uma análise dos resultados da autoavaliação na URI no período de 2009 a 2015” – PIIC/URI.
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