Iara Oliveira Guerin[1]
Cinara Dal Santo Pes[2]
Ana Helena Braga Pires[3]
O futsal tem como característica o seu dinamismo onde as cargas, de treinos e jogos, são intensas e as exigências físicas são extenuantes e se tornam maiores. A alta intensidade e o pouco tempo de preparação favorecem o surgimento de lesões, que é um efeito indesejado e motivo de preocupação para os atletas, pois reduz o desempenho do atleta e pode afastá-lo das atividades agindo como um bloqueio para o retorno à atividade (LUCIANO; LARA, 2012).
A lesão muitas vezes é resultado de um esforço máximo que vai além do limite fisiológico do atleta, podendo levá-lo a incapacidade funcional e afastamento de sua atividade, tendo como predomínio no futsal a lesão nos membros inferiores (88, 24%), principalmente na região posterior, depois tronco e membros superiores com 5,88% cada. Nos membros inferiores tem predomínio de lesões em tornozelo (32,35%), joelho (17,65%) e pé (14,71%), sendo uma preocupação para o atleta devido ao seu comprometimento com o retorno à prática esportiva (JUNIOR, 2011).
É fundamental a presença de uma equipe multidisciplinar para preservar a integridade e um bom condicionamento físico do atleta, sendo essencial realizar avaliações físicas na fase de pré-temporada para traçar uma rotina de treinamento específico e funcional tendo em vista a melhoria do desempenho do gesto esportivo.
A fisioterapia desportiva se destaca tanto no treinamento físico funcional, como na prevenção e reabilitação de lesões do atleta. Em vista disso, a inserção do fisioterapeuta na comissão técnica das equipes desportivas é de grande significância desde a participação das avaliações físicas bem como na elaboração de protocolos de prevenção e reabilitações das lesões.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
- LUCIANO, A. P.; LARA, L. C. R. Epidemiological study of foot and ankle injuries in recreational sport. Acta Ortopédica Brasileira, vol. 20, nº6, pag. 339-342, dez.2012.
- JUNIOR, V. S. S.; Incidência de lesões de membros inferiores e prevenções no futsal: uma revisão. 2011. 36 f. Monografia (Licenciado em Educação Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
[1] Acadêmica do 7º semestre do Curso de Fisioterapia, URI – São Luiz Gonzaga. Bolsista do Projeto de Extensão: Implantação de um programa de prevenção de lesões em jovens atletas de futsal.
[2] Professora orientadora. Docente na URI – São Luiz Gonzaga.
[3] Professora coorientadora. Docente na URI – São Luiz Gonzaga.
Deixe um comentário