Benefícios das técnicas de massoterapia convencional na fisioterapia

LANÇANOVA, Andriéli A. Salbego ¹

PIRES, Ana Helena Braga ²

 

A Massoterapia é uma das mais antigas formas de terapia, sua prática é bastante aplicada em países Ocidentais e Orientais onde as formas de massagear, tocar, comprimir, pressionar e amassar diferentes regiões do corpo eram capazes de aliviar dores, desconfortos, contraturas musculares, diminuir tensões musculares e melhorar a circulação sanguínea. Desta forma, a massoterapia convencional é bastante utilizada como recurso terapêutico manual na redução das dores musculares, favorecendo ao paciente relaxamento e melhora gradual do seu estado geral (CAMPOS, 2009).

A decisão pela utilização de tal técnica na fisioterapia se dá pelos inúmeros benefícios, onde técnicas de massoterapia convencional proporcionam fins terapêuticos de analgesia e relaxamento dos tecidos. É evidente que a massagem estimula os receptores nervosos e o sistema circulatório, melhorando a imunidade, proporcionando sensação de analgesia, efeito calmante, reduzindo edemas, colaborando para a nutrição do músculo, diminuindo a tensão muscular, reduzindo o estresse e liberando endorfinas (SEUBERT e VERONESE, 2008).

Desta forma, a massagem como recurso terapêutico manual é bastante reconhecida, pois trata-se de uma técnica que auxilia no alívio de quadros álgicos e prevenção de doenças. Sendo capaz de  proporcionar ao indivíduo além da sensação de bem-estar, uma melhor consciência corporal, adquirindo sensibilidade ao toque e, com isso, a percepção de suas tensões, dores e cargas emocionais (FERNANDES, 2014).

A fisioterapia utiliza os recursos terapêuticos manuais como instrumento diagnóstico e tratamento, pois, sabe-se que o toque seja ele profundo ou mais superficial, proporciona efeitos locais e gerais no organismo, sejam eles efeitos físicos quanto psicológicos. Devido a isso, o tratamento fisioterapêutico mostra-se eficaz no alívio da dor e dos demais sintomas, além de promover o bem estar e a melhora da qualidade de vida do indivíduo.

¹ Acadêmica do  Curso de Fisioterapia da URI-SLG. Bolsista de Iniciação Científica.

² Professora Orientadora. Coordenadora do Curso de Fisioterapia, Mestra em Reabilitação e Inclusão.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CAMPOS, Beatriz. Fisioter. Pesqui. Vol.16 nº 1. São Paulo Jan./Mar. 2009. Ensino de massoterapia: habilidades envolvidas na relação fisioterapeuta-paciente.

FERNANDES, Bruno de Souza et al. A massoterapia como promotora da qualidade de vida dos profissionais de enfermagem que utilizam antidepressivos. Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde, v. 3, n. 2, p. 10-26, 2014.

SEUBERT, Fabiano; VERONESE; Liane. A massagem terapêutica auxiliando na prevenção e tratamento das doenças físicas e psicológicas. In: ENCONTRO PARANAENSE, CONGRESSO BRASILEIRO, CONVENÇÃO BRASIL/LATINO-AMÉRICA, XIII, VIII, II, 2008. Anais. Curitiba: Centro Reichiano, 2008.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *