URI- São Luiz Gonzaga participa da entrega de projeto para criação do Distrito Industrial II

A Administração Municipal, juntamente com a Associação Comercial e Industrial – ACI e a URI-São Luiz Gonzaga entregaram à presidência da Câmara de Vereadores, na manhã desta quarta-feira, 21, o Projeto de Lei nº 099/15, que cria o Distrito Industrial II de São Luiz Gonzaga. Na ocasião, acompanharam o ato secretários municipais, vereadores, representantes da ACI e da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos – AREA.

Distrito II
Momento da entrega na Câmara de Vereadores

Entregue pelo prefeito Junaro Figueiredo, juntamente com o presidente da ACI, Nilton Teixeira, a Diretora Geral da URI-São Luiz, Dinara Bortoli Tomasi, e o engenheiro Luiz Carlos Lautert, da AREA, o referido Projeto de Lei, além da criação do segundo Distrito Industrial do município, também estabelece incentivos à instalação de indústrias, instituindo, para este fim, o Programa de Desenvolvimento Industrial (PDI) e a posterior criação do Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI).

O NOVO DISTRITO – Localizado em área de 5 hectares na saída da cidade, nas proximidades da RS-168 (sentido São Luiz-Bossoroca), o Distrito Industrial II será destinado à instalação de novas indústrias, e, também, à transferência, ampliação e criação de filiais das já estabelecidas no território municipal.

A criação do novo distrito industrial em São Luiz Gonzaga é fruto de meses de ampla discussão entre integrantes da ACI, da URI – São Luiz Gonzaga, da AREA e da Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Administração e Desenvolvimento, da Secretaria de Planejamento e Gestão e do Gabinete, onde, após vários debates, chegou-se à minuta final do Projeto de Lei que cria a Área Industrial II no município.

Nestes estudos, foi objetivada ainda a criação do Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI), que será um órgão consultivo e de assessoramento ao Poder Executivo nas questões relativas à política de apoio, incentivo e desenvolvimento da industrial local.

PREPARANDO-SE PARA O DESENVOLVIMENTO – No ato de entrega ao presidente da Câmara de Vereadores, José Antônio Caetano Braga, o prefeito Junaro Figueiredo salientou a importância da união das entidades com o Poder Público para preparar o município no objetivo de torna-lo um polo industrial. Para isso, incentivos à implantação de novas empresas com uma estrutura ideal, além do fomento técnico desenvolvido pela universidade, são imprescindíveis para este fim.

INCENTIVO ÀS INDÚSTRIAS – O presidente da ACI, Nilton Teixeira, ressaltou a importância do referido Projeto de Lei, pois a realização de futuras ações de incentivo à implantação de novas indústrias e de desenvolvimento às já atuantes no município só serão possíveis com a devida estrutura e estudos técnicos para a captação de recursos na área.

A FORÇA DA UNIVERSIDADE – A diretora da URI, Dinara Tomasi, enalteceu a satisfação da universidade em fazer parte deste projeto, uma vez que os estudos técnicos e pesquisas realizadas pelo corpo docente e acadêmicos auxiliaram os trabalhos de criação do PL e, da mesma forma, a URI continuará parceira das ações que visam fortalecer e desenvolver todos os segmentos do município, como do setor industrial, como é o caso.

UNIÃO EM PROL DE UM OBJETIVO – O presidente da Câmara, José Antônio Caetano Braga, discorreu acerca da satisfação em ver o município, hoje, com uma nova perspectiva, na qual o espírito de união está colhendo bons frutos para toda a comunidade. Assim, enalteceu o trabalho da parceria das entidades e prefeitura na confecção do Projeto de Lei que estabelece o novo Distrito Industrial, afirmando que o mesmo será apreciado com muita satisfação por todos os edis da Casa.

DISTRITO INDUSTRIAL CARLOS BASTOS DO PRADO – Após os pronunciamentos, o prefeito Junaro Figueiredo, ao encerrar o ato, anunciou que o novo Distrito Industrial terá o nome de saudoso conterrâneo de inestimados serviços prestados à comunidade são-luizense e que é homenageado em outros espaços públicos e culturais: Carlos Bastos do Prado, ao qual sua homenagem foi recebida positivamente por unanimidade dos presentes. Carlos Bastos do Prado, como foi descrito pelos presentes, foi um industriário ativo e presente nas questões pertinentes ao fortalecimento do segmento em São Luiz Gonzaga, ao que foi referido pelo presidente da ACI, Nilton Teixeira, como uma “locomotiva” da indústria no município. Assim, a homenagem prestada, segundo o presidente da Câmara, é uma justa menção a uma pessoa que muito fez por São Luiz em vida e que será sempre lembrada, pelo seu legado, com as referências atribuídas postumamente.

Texto adaptado da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *