Primeiro encontro de professores de 2018 na Escola de Educação Básica da URI – São Luiz Gonzaga ocorreu na tarde desta quinta-feira (15), oportunidade que foi destaque o acompanhamento das mudanças sociais com reflexo no processo de ensinar e aprender.
A Diretora Geral da URI – São Luiz Gonzaga, Professora Dinara Bortoli Tomasi, realizou a abertura do encontro, destacando a satisfação de iniciar mais um ano letivo neste educandário, momento que chega ao seu trigésimo ano de atuação na URI. Além disso, a Diretora apresentou alguns aspectos importantes da instituição e mudanças.
Dinara destacou que em 2018 a URI – São Luiz Gonzaga passa a ser Campus Universitário, credenciada pelo MEC. A Diretora Geral informou sobre a importância de pensar sobre o nosso aluno e que escola devemos promover no presente e futuro, considerando as transformações tecnológicas e avanços científicos. Apresentou o propósito deste ano que é a “Aprendizagem pela Descoberta”.
Os Professores foram informados sobre o início das aulas. Escola Básica no dia 19 de fevereiro e Graduação no dia 26 de fevereiro. No dia 21 de fevereiro, às 19h30min, no Salão de Atos da URI, ocorre a formação de professores com a presença do Pró-Reitor de Ensino, Professor Arnaldo Nogaro.
Logo após, o circuito teve continuidade com a Doutora em Educação e Psicóloga da escola, Professora Lizandra Andrade Nascimento, a qual, trouxe para a reflexão dos professores o texto de Ruben Alves, “ A menina e o pássaro encantado” interagindo com o grupo por meio de dinâmicas.
A programação do circuito seguiu na sexta-feira (16) e contemplou encontros gerais, por curso e por área do conhecimento. Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se a reflexão sobre implementação da Base Nacional Curricular Comum, Positivo ON (Plataforma Virtual de Aprendizagem), Sistema TOTVS, Calendário Escolar e restruturação dos Planos de Estudos.
Entre outras novidades, este ano, a Escola terá um novo sistema de gestão em toda a sua estrutura, o sistema TOTVS, que vem atender diretamente a Gestão Educacional, a Gestão Administrativa e o setor de Recursos Humanos, demonstrando um trabalho com clareza, transparência e eficiência.
A escola possui parceria há 10 anos com Sistema Positivo de Ensino, no qual, a partir do ano letivo de 2018, a Editora Positivo já lançou os materiais didáticos das turmas do 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental sintonizados com as novas diretrizes da Base.
A principal marca da BNCC, contudo, é a clara sinalização de que é preciso deixar para trás as extensas listas de conteúdos meramente informativos e focar no que é realmente fundamental para o aluno aprender. E o aprender não ocorre apenas por ouvir o professor falar, mas por fazer experimentar, analisar e produzir. Tudo isso associado à compreensão da dimensão local, a mais próxima da vivência e fazendo uso das tecnologias. E é no diálogo entre o local e global que os alunos poderão se tornar indivíduos capazes de viver no mundo atual e refletir sobre ele.
Deixe um comentário