Encontro Direito e Sociedade de novembro

No dia 25 de novembro ocorreu no Salão de Atos da URI – São Luiz Gonzaga o 8º Encontro Direito e Sociedade deste ano de 2017. Participaram do evento professores, acadêmicos e sociedade em geral. O tema objeto de debate foi “Escravidão na região Noroeste do Rio Grande do Sul: novas narrativas da História”. Foi palestrante o prof. Paulo Zarth. Coordenou os trabalhos o prof. Rodrigo Miguel.
O palestrante iniciou sua fala destacando que os povos de origem africana sempre foram esquecidos na história do Rio Grande do Sul.  Fez referência aos escritos de Saint-Hilaire e a negação da real condição de escravo. Citou uma mudança de visão, a partir da década de 60, ressaltando que, nos dias de hoje, as pesquisas já demonstram a violência-resistência dos trabalhadores escravizados.
Apresentou dados acerca da população do Rio Grande do Sul no decorrer do tempo e o percentual de escravos. Ainda, inventários do período compreendido entre 1811-1881, em que, em grande parte, faziam constar os escravos enquanto bens. Encerrou sua exposição ressaltando a importância da pesquisa e, especificamente sobre a temática, a necessidade de busca de uma igualdade real.
Ao final, diversas questões foram encaminhadas ao palestrante. Depois das respostas, o prof. Rodrigo Miguel agradeceu a participação dos presentes, dando por encerrado o encontro.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *