Abertura do evento ocorreu na noite desta quarta-feira (04 de novembro) junto ao Salão de Atos da URI – São Luiz Gonzaga.
O comprometimento com o desenvolvimento regional e as históricas relações estabelecidas com países da América Latina, principalmente do MERCOSUL, têm oportunizado diversas ações de integração internacional. No ano de 2007, ocorreu o I Colóquio Internacional, Inovação, Conhecimento e Tecnologias, com o objetivo de discutir práticas inovadoras indispensáveis para o crescimento nas diversas áreas do conhecimento e oportunizar a reflexão sobre a necessidade de implementar ações inovadoras para a superação de dificuldades, envolvendo professores, estudantes, profissionais da área da educação.Em 2015, o evento chega a sua nona edição conciliando a prática da pesquisa e essa integração com a comunidade.
Na noite desta quarta-feira (04) ocorreu a abertura oficial do evento que ao longo da semana vai reunir importantes debates e discussões. O “Show pela Vida” marcou o início do colóquio, com apresentações de música e mensagens positivas. Estiveram no palco os músicos: Adilson Damião, Dieison Soares, Diniz Soares e Alexia Moraes.
Realizaram a composição do palco a Diretora Geral da URI – São Luiz Gonzaga – Professora Dinara Bortoli Tomasi, Prefeito de São Luiz Gonzaga – Junaro Rambo Figueiredo, Presidente da Câmara de Vereadores – Jose Antonio Caetano Braga, Representante da 32ª CRE – Alice Weber Chagas, Representante da SEMEC – Luiz Henrique, Representante do Conselho Pró-URI – José Grisolia Filho, Professor Irineu Aloísio Schmitz, Funcionário da URI – Éderson Marques Paz e Presidente do DCE – José Konzen. Também acompanharam o ato diversas autoridades, representações de entidades, professores e acadêmicos da universidade.
A Diretora Geral da URI – São Luiz Gonzaga, Professora Dinara Bortoli Tomasi ressaltou a consolidação do evento na gestão 2014-2018, sendo um trabalho comprometido de toda equipe. A Diretora afirmou a importância da pesquisa e da inovação, porém, declarou que todo esse processo deve ser aliado ao comprometimento com as relações humanas e a formação pessoal e intelectual de cada indivíduo.
O Representante do Conselho Pró-URI – Jornalista Jose Grisolia Filho posicionou sua manifestação voltada a importância de acompanharmos o desenvolvimento das tecnologias que são apresentadas constantemente, como forma de aprimorar nossas práticas e possibilitar uma interação melhor com o meio em que vivemos.
O Presidente da Câmara de Vereadores – Jose Antonio Caetano Braga manifestou sua satisfação em perceber a universidade como promotora de um evento, o qual, realiza a ligação entre a sociedade e a acadêmica em prol do debate e do desenvolvimento de ideias e pesquisas. Braga afirmou que somente assim poderemos crescer e desenvolver com plenitude.
O Prefeito Junaro Rambo Figueiredo utilizou sua fala para ressaltar algumas de suas convicções, entre elas, a importância de praticarmos relacionamentos eficazes em nossa vida, seja no ambiente profissional ou familiar. Segundo o Prefeito, as mudanças são constantes e as vezes ocorrem de forma acelerada, mas o importante e refletirmos sobre todo esse processo. E o Colóquio é um exemplo, um espaço para essa reflexão.
A partir do propósito da Gestão 2014-2018, de valorização e incentivo à ampla participação dos alunos, razão de ser da Universidade, o evento seguiu com a apresentação dos acadêmicos: Márcio de Moura Reolon e Karine Rhoden. A primeira conferência do colóquio foi do Mágico Renner. Renner é um grande sucesso. Um novo conceito de mágica, que além das técnicas do ilusionismo, utiliza técnicas de comunicação e oratória, improviso, presença de palco e muito bom humor.
O mágico trouxe um pouco de sua experiência profissional, mas por outro viés, o do marketing. Destacou sua carreira e trajetória e como consolidou com grande sucesso seu trabalho. “A Mágica pode levar palavras, onde as palavras dificilmente chegariam sozinhas”, disse Renner.
Atualmente com sete anos de carreira, está no quadro dos principais PALESTRANTES MOTIVACIONAIS do Brasil. Percebeu que sua história, didática de comunicação e a habilidade de enxergar as coisas pelo ponto de vista do espectador/cliente podem levar às pessoas conhecimentos e reflexão, muito além da diversão.
Renner apresentou sua história de vida de uma maneira humorada e emocionada, por vezes arrancou gargalhadas do público, em outros momentos lágrimas, mas sempre com uma mensagem positiva. Uma das frases mais marcantes de sua apresentação foi: “Você pode ser o que você quiser”.
Fotos: Brenda Medina de Quevedo
O Colóquio segue nesta quinta-feira (05), com programação que inicia durante manhã. Ás 8h ocorre o “Painel Desafios da Sustentabilidade na América Latina” – Coordenação: Daniel Rubens Cenci, representantes do Brasil, da Argentina e do Paraguai La Ruta Jesuitica y su impacto en el desarrollo nacional e internacional – Olga Fischer. Ás 10h30min o tema é “Educação das Relações Étnico-Raciais” – João Heitor Silva Machado.
Durante o período da tarde serão realizados os minicursos.
1 – Educação das Relações Étnico-Raciais – João Heitor Silva Machado
2 – Telecomunicações – Mauro Fonseca Rodrigues
3 – Anatomia Palpatória – Márcio Adriano Birck, Jean Lucas Poppe e Bruno Costa Teixeira
Socorros e Urgência no Esporte – Francisco Leandro de Oliveira Andrade
4 – Gênero e Violência: Os desafios das políticas de gênero – Coordenadoria da Mulher de Ijuí – Angela Marchionatti 5 – A Razão e a Administração: Integração do Pensar e do Agir – Carlos Anes 6 – Motivação, Autoestima e Qualidade no Trabalho – Revis Catiano Feijó Moura, Karine Albring de Oliveira e Camila Justen
A noite continua o momento cultural com o tema “Flash Back – Túnel do Tempo” e a segunda conferência do colóquio, tendo como tema: “Educar com valores: construir lições para a vida e mais uma visão ampla do Plano Nacional de Educação” – “Para onde Caminha a Educação no Brasil”, proferida por Ribamar Monteiro. Logo após, ocorre “Debate Interdisciplinar: Ciência, Tecnologia e Inovação: Desafios e Perspectivas” – Daniel Rubens Cenci, Diego Roberto Morais e João Vitor Magalhães Mousquer.
Deixe um comentário