No sábado, 26 de agosto, o encontro Direito e Sociedade retomou as suas atividades. Em comemoração ao mês do advogado, a temática objeto do debate foi “Advocacia: ontem, hoje e amanhã”.
Participaram do encontro renomados advogados, que puderam compartilhar com os acadêmicos, os professores e a comunidade em geral das suas experiências, quando do exercício da profissão.
O primeiro a proferir fala foi Flavio Jose Bettanin. A segunda, Débora Brum Trindade. E, por fim, Neiva Ojopi. Durante a sua manifestação, o Sr. Bettanin ressaltou o orgulho de ser advogado. Disse que, no momento atual, em que as instituições estão em crise e desacreditadas, o papel do advogado é muito importante. Destacou a relevância do estudo da Sociologia do Direito. Relatou as suas experiências na advocacia, em especial no Tribunal do Júri.
Débora Brum Trindade, por sua vez, afirmou que, enquanto advogada, sente-se gratificada por conseguir, por meio do seu conhecimento, ajudar as pessoas. Mencionou que a advocacia exige coragem. Ressaltou a importância da universidade e dos professores para a formação de profissionais qualificados. Neiva Ojopi contou sobre o seu ingresso na advocacia. Destacou a importância das escolhas que são feitas na vida profissional e pessoal. Fez referência a relevância da clareza e precisão ao advogado nos dias atuais. Esclareceu diversas questões sobre a Ordem dos Advogados do Brasil, a Escola Superior da Advocacia, o Programa de valorização do advogado, o Exame da Ordem, entre outras.
Desejou sucesso aos acadêmicos e reforçou a parceria da Subseção São Luiz Gonzaga/Santo Antônio das Missões e da URI – São Luiz Gonzaga. Ao final, Flavio Jose Bettanin comentou sobre a imprescindibilidade do advogado para a justiça. Na sequência, foi encerrado o 5° Direito e Sociedade do corrente ano. O próximo encontro será no mês de setembro.
Deixe um comentário