Escola de Educação Básica da URI – SLG atua na campanha “Vida Urgente”

Nesta sexta-feira, 07 de julho, alunos da Escola Básica da URI – São Luiz Gonzaga orientados pela Professora Juliana Antes e com a parceria da escola de idiomas CCAA da Professora Bernadete Moura Fiess pintaram borboletas nas ruas da cidade. É uma campanha silenciosa, mas que atinge diretamente aos motoristas, caroneiros, ciclistas e pedestres. É, ao mesmo tempo, uma homenagem aos que perderam a vida e um lembrete aos que ainda têm muito tempo para viver. A Brigada Militar acompanhou o trabalho. Essa ação já é tradicionalmente realizada, sendo uma iniciativa que nasceu  da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga com o projeto Vida Urgente. A Professora Juliana trabalhou com os estudantes em sala de aula sobre a fundação e as ações que são realizadas no trabalho de sensibilização sobre a prudência no trânsito.

Fundação Thiago de Moraes Gonzaga desenvolve programas e projetos que promovem ações de conscientização para uma mudança de comportamento. Com a missão de mobilizar a sociedade através de atividades educativas e culturais, o Vida Urgente tem conseguido chegar ao coração de milhares de pessoas, provocando a reflexão de seu papel como pedestres, passageiros, ciclistas, skatistas, motoristas, enfim, verdadeiros “atores” do trânsito.

A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga foi criada em 13 de maio de 1996 pelo casal Régis e Diza Gonzaga após a perda de seu filho.  Thiago havia completado 18 anos uma semana antes da madrugada de 20 de maio de 1995. Ao voltar de uma festa, o carro em que estava de carona chocou-se contra um contêiner colocado irregularmente em uma avenida da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

A partir do sofrimento da perda, os pais de Thiago decidiram que deveriam surgir ações de prevenção para que esses fatos não se repetissem. Assim nasceu a Fundação e o Vida Urgente, que têm como missão preservar e valorizar a vida, desenvolvendo programas educativos, culturais e informativos direcionados a crianças, adolescentes, jovens e adultos com o intuito de desenvolver a humanização no trânsito. Hoje o Vida Urgente encontra ressonância nas famílias, escolas, empresas, órgãos públicos, enfim; em toda a comunidade gaúcha, com reflexos operativos em outros estados brasileiros e, também, em outros países.

A manifestação da presidente da Fundação, Diza Gonzaga, resume o objetivo da instituição: “O que aconteceu comigo e com o Régis, enquanto pais, não é nenhuma novidade. Isso está acontecendo diariamente, e temos lido e ouvido muitos relatos sobres estas perdas. Mas apesar de sentir que esta dor não diminuirá nunca, e que só vamos aprender a conviver com ela, acho que a morte do meu lindo Thiago não pode ser apenas mais uma. O programa Vida Urgente não salvará o mundo, sabemos, mas se apenas um jovem com acesso à campanha deixar de se sentir babaca por agir com bom senso na direção de um carro, ou mudar seu comportamento a partir da reflexão que propomos, já teremos alcançado nosso objetivo.” Cada borboleta, uma história. Cada história, uma vida.

 

As Borboletas pela Vida “voam” pelas ruas e avenidas alertando a população sobre a gravidade e abrangência dos acidentes de trânsito em nosso país. As marcas impressas no asfalto sinalizam que nos locais onde passamos todos os dias, muitas vidas são perdidas.

 

Uma campanha silenciosa, mas que atinge diretamente aos motoristas, caroneiros, ciclistas e pedestres. É, ao mesmo tempo, uma homenagem aos que perderam a vida e um lembrete aos que ainda têm muito tempo para viver.

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *