A URI – São Luiz Gonzaga inserida na comunidade local há 25 anos mantém em sua Escola de Educação Básica alguns momentos que rememoram os princípios salesianos de educação, originários do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, o qual, esteve por muito tempo em atuação no prédio que atualmente abriga a universidade e escola da URI.
A Escola de Educação Básica entende que vivemos em um estado laico, ou seja, é oficialmente um país imparcial em relação às questões religiosas, não apoiando nem se opondo a nenhuma religião, deixando assim, seus estudantes livres para escolha de participação ou não em suas celebrações, em especial, as que mantém as origens escolares das irmãs salesianas.
Após a Celebração de Nossa Senhora Auxiliadora na Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga, nesta segunda-feira (12) foi o momento da queima dos pedidos solicitados, essa queima ocorre, pois, nos tempos de Dom Bosco, no dia de Nossa Senhora Auxiliadora no Oratório festivo em Valdocco, celebrava-se a festa e queimavam-se as cartas; ninguém lia somente a Mãe do Senhor. Todos recebiam depois das mãos de Dom Bosco a Carta resposta de Maria preparada por ele para cada criança, enrolada como um pequeno diploma. Todas elas recebiam respostas claras e confortantes a respeito de seus pedidos e situações que relataram em suas cartas. É uma verdadeira experiência do amor de Deus, manifestado por Maria, e não deixava de ser também um grande momento de ternura, orientação para a vivência de valores.
Todos os anos ocorre essa queima de cartinhas a Nossa Senhora. Quando a carta é queimada, junto com as demais e a fumaça que se eleva em formato de oração, chega até Deus. Depois, recebe-se uma mensagem mariana que tem por finalidade estimular o desenvolvimento do “Bom cristão e Honesto Cidadão”.
Deixe um comentário