Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas teve a primeira reunião ordinária do ano em Cruz Alta, juntamente com mais um módulo do MBA oferecido pelo COMUNG.
Presidido pelo reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), professor José Carlos Carles de Souza, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) tem o propósito de fortalecer as instituições comunitárias, integrar suas ações e promover seu desenvolvimento individual e coletivo. Na sexta-feira, 24 de março, reitores e representantes de diversas universidades participaram da primeira reunião ordinária de 2017.
Na pauta do encontro, estavam questões como a divulgação do termo de cooperação firmado entre o Fórum dos Coredes e o Comung, a implantação da sede do Comung em Brasília, a realização de atividades em defesa da filantropia, a promoção do V Fórum de Gestão e Inovação e a participação do secretário da SESU-MEC, prof. Paulo Barone.
Segundo José Carlos, a ideia é ampliar as ações conjuntas. “O Comung tem um propósito que, primeiro, objetiva definir ações conjuntas, unindo todo o segmento nacional comunitário do ensino superior, potencializando as ações naquilo que cada instituição tem de saliente, aproximando as atividades e promovendo o crescimento de todo segmento”, destacou.
O presidente também ressaltou a importância de se dar visibilidade para essas iniciativas colegiadas, mostrando a força de cada uma, mas também a força das instituições no estado. “As instituições são conhecidas individualmente, mas, como segmento, o Comung ainda é pouco divulgado no Rio Grande do Sul. Há ações que já estamos desenvolvendo dentro do interesse das comunitárias, como as relacionadas às dificuldades do Fies, por exemplo, temática que recebe a atenção de um grupo de estudos e trabalho especificamente constituído para analisar a realidade e buscar alternativas. Além disso, também desenvolvemos trabalhos relacionados à questão da filantropia, que é assunto muito delicado para todas as instituições e que vem sendo questionada. Precisamos estar ligados e propondo iniciativas”, explicou.
Módulo do MBA
De acordo com a coordenadora da atividade, professora Ana Lucia Buogo, a realização dessas ações de forma paralela foi importante, pois proporcionou um momento de encontro, troca de experiências e ideias. “Esse encontro é de extrema importância na medida em que estamos encerrando um ciclo com essa terceira edição do MBA em Gestão de IES, promovido pela Universidade de Caxias do Sul, em associação com o Consórcio, e hoje é o momento em que os alunos terão a oportunidade para apresentar aos reitores as experiências que foram vivenciadas no módulo internacional, no Canadá, além de propostas de ações para serem implementadas”, disse.
A Professora Dinara Bortoli Tomasi, Diretora Geral da URI – São Luiz Gonzaga participa deste MBA, representado a URI. O palestrante desse módulo foi o professor Paulo Monteiro Vieira Braga Barone, Secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação. Imerso nas questões que envolvem as instituições comunitárias, ele reforçou a importância do diálogo. “Essa é a 12ª instituição integrante do Comung que eu conheço. Nesses encontros, tenho a oportunidade de dialogar com o Consórcio, que tem uma agenda importante para o desenvolvimento das instituições de ensino superior e, por isso, precisam estar em sintonia com o Ministério da Educação”, pontuou.
Fotos: Caroline Simor
Deixe um comentário