Quer saber como evitar imprevistos e ser mais organizado? Confira
Dentro do ambiente acadêmico, os alunos precisam ser muito organizados, para cumprirem todas as tarefas que são solicitadas pelos docentes. Quando crianças, as lições de casa têm como função mostrar os avanços dos alunos para os professores e deixar os pais a par do que está sendo aprendido. Já em relação aos próprios estudantes, de todas as faixas etárias, as tarefas, trabalhos e provas têm como objetivo principal testar e internalizar os conteúdos ministrados em sala de aula.
A seguir, confira dicas para se organizar e evitar possíveis problemas em relação aos compromissos acadêmicos:
1- Tenha uma agenda
Você pode utilizar o celular, o computador ou uma agenda de papel para criar um esquema de organização. Nele, você deve acrescentar o dia em que cada tarefa deve ser cumprida, o horário e qual o tempo limite para sua realização. Dessa forma, você conseguirá visualizar melhor todas suas atividades, além de evitar problemas com os prazos. Devido ao grande fluxo de atividades pedidas pelos professores, é essencial que você consiga otimizar seu tempo ao máximo, reservando algum para os momentos de lazer e relaxamento. Outra dica é que você faça um calendário em papel para colocar em algum visível no seu ambiente de estudos.
2- Crie uma rotina de estudos
Realize suas atividades acadêmicas sempre no mesmo local, para que você aumente sua organização. Opte por um lugar tranquilo e sem distrações exteriores, como a televisão. Ao criar uma rotina, você fica condicionado a ela e dificilmente tem problemas relativos ao esquecimento de materiais importantes para determinada aula ou perda dos mesmos pela casa.
3- Evite imprevistos
Por causa da rotina acelerada, você pode esquecer de levar alguma das atividades solicitadas no dia da entrega. Se isso acontecer, garanta que você tenha todos seus documentos salvos em uma nuvem, como no Google Drive ou DropBox. Em último caso, tenha um escâner em casa, para pedir que alguém possa te enviar o arquivo caso você não tenha salvo em alguma plataforma online ou pendrive.
Fonte: Universia Brasil
Deixe um comentário