Na noite do dia 21 de novembro, ás 20hs30m, ocorreu a abertura oficial da primeira SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, da URI-São Luiz Gonzaga, evento promovido pelo Observatório de Estudos Culturas & Diversidades.
A semana tem como objetivos refletir sobre a influência da cultura afro na formação do povo brasileiro e a importância de combater atitudes de racismo na sociedade.
A abertura do evento contou com a presença da Diretora Geral da URI- SLG, Professora Dinara Bortoli Tomasi l, a qual, ressaltou que as diferenças de cor da pele não devem ser motivo de discriminação entre as pessoas, parabenizando a organização do evento.
Logo após, a acadêmica Iara Souza da Rosa e Gildimar Oliveira simularam uma edição do Jornal Nacional com dados referentes ao Observatório de Estudos Culturais & Diversidades da URI- São Luiz Gonzaga e a Semana da Consciência Negra (Legislação etc..) ressaltando que, no Brasil, os Observatórios de Cultura são organismos de criação recente mas, têm crescido significativamente, nas Universidades e Instituições.
Na URI- São Luiz Gonzaga, o Observatório foi criado recentemente como Projeto de Extensão- um dos três pilares de atuação da Universidade ao lado do Ensino, e da Pesquisa, tendo como coordenadora a professora Sonia Bressan Vieira e como bolsista, a acadêmica Iára Souza da Rosa do 6º semestre de Administração.
A seguir, a programação esteve a cargo do Curso de Educação Física com a palavra do professor Bruno Costa- Coordenador do curso que discorreu sobre a importância da Semana da Consciência Negra e apresentou o professor Mateus que orienta um Projeto Social de Capoeira.
O professor Mateus fez uma explanação sobre o Dia da Consciência Negra ressaltando a influência afro na cultura brasileira, inclusive na capoeira. Logo após, o grupo fez uma apresentação que agradou ao público presente.
A URI-São Luiz Gonzaga parabeniza a todos pela programação construída, de forma integrada – Escola Básica, Observatório de Estudos Culturais, Coordenações de Cursos e acadêmicos, com o apoio da Direção.
Com certeza, é uma forma de além de cumprir os preceitos legais referentes ao Ensino Superior e Escola Básica, contribuir com o combate ao racismo em nosso ambiente escolar/acadêmico – fato que é o mais importante!
Deixe um comentário