I Entardecer Farroupilha na URI – SLG

Na noite desta terça-feira (13) ocorreu atividades referentes à Semana Farroupilha na URI – SLG.

Músicos, Payadores e o Grupo de Danças Do Departamento Nativista Carlos Bastos do Prado realizaram apresentações artísticas ao longo da noite na universidade. As ações integram o Projeto de Pesquisa “Cultura Missioneira” desenvolvidos pelas professoras Renata Barth Machado e Juliana Antes, juntamente com o aluno bolsista Jorge Miguel Silva dos Santos, do Curso de Engenharia Elétrica.

Tendo em vista a riquíssima cultura das Missões e lembrando que São Luiz Gonzaga é a capital da música missioneira, o projeto “Cultura Missioneira: Arte e identidade de um povo”, objetiva preservar a identidade cultural das missões, considerando o contato com as diferentes manifestações artísticas, desde a herança da cultura Guarani até as produções dos tempos atuais, para a construção da identidade, valorização e preservação do Patrimônio Artístico da Região das Missões.

Lembrando que, atualmente, os costumes e a música missioneira tem característica regionalista nos ritmos e nos cantos que lembram a perda da terra pelo índio, o amor à liberdade, os mistérios das catedrais e a vida gaudéria do homem campeiro que não gosta de fronteiras.

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *