Escola Básica realiza projeto “Os quatro troncos missioneiros”

Os estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Básica da URI – São Luiz Gonzaga realizaram a apresentação do projeto “Os Quatro Troncos Missioneiros – Conhecendo e Valorizando a Cultura Missioneira”.

A apresentação ocorreu no dia 18 de maio , sendo desenvolvido pela 1ª Prenda do CTG Galpão de Estância, Laura Lima Frota. Essa atividade é a segunda ação do projeto MTG e a Comunidade Escolar, que faz parte da preparação para a Ciranda Cultural de Prendas, que acontecerá nos dias 24 e 25 de junho de 2015 em Giruá – RS.

O trabalho teve início no dia 19 de março de 2016 quando houve a apresentação do projeto aos alunos e concomitante a proposta de trabalho, onde os estudantes foram divididos em grupos e desafiados a criar uma apresentação artística representando os “Quatro Troncos Missioneiros”, sendo eles:  Cenair Maicá (1947-1989) conhecido por cantar a natureza e os índios, Jaime Caetano Braum (1924-1999) destacou-se como El Payador, Noel Guarany (1941-1998) na adolescência, aprendeu, de maneira autodidata, o idioma guarani, bem como a compor, tocar e cantar , e ainda, Pedro Ortaça (1942), residente em São Luiz Gonzaga e que carrega a musicalidade missioneira percorrendo cidades e estados.

Esta atividade também faz parte do Projeto de Pesquisa Cultura Missioneira: Arte e Identidade de um Povo, desenvolvido pelas Professoras Renata Barth Machado e Juliana Antes. Com esta atividade, a Escola Básica oportunizou aos alunos a conscientização, importância e relevância do estudo, pesquisa e preservação da produção artística nas Missões. Lembrando que, atualmente, a música missioneira tem característica regionalista nos ritmos e nos cantos que lembram a perda da terra pelo índio, o amor a liberdade, os mistérios das catedrais e a vida gaudéria do homem campeiro que não gosta de fronteiras.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *