A URI São Luiz Gonzaga compromete-se com a saúde mental da comunidade acadêmica. Por isso, a Gestão 2023-2026, juntamente com a CIPA, promoveu um momento de reflexão a respeito do Setembro Amarelo.
O mês é dedicado a reflexões sobre o suicídio, desde 1994. Nos EUA, o jovem Mike Emme, suicidou-se com apenas 17 anos. Amarelo era a sua cor predileta e ele pintou de amarelo um Mustang 68. Em seu velório, foi preparada uma cesta com cartões e fitinhas amarelas, em que constava a frase ‘Se você precisa de ajuda, encontre alguém para conversar’.
No Brasil, a Campanha ganhou força a partir de 2014. É necessário debater sobre o assunto, pois, de acordo com a OMS, mais de 700 mil pessoas morrem por ano devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas.
Especialistas afirmam que cerca de noventa por cento dos suicídios poderiam ser prevenidos ou evitados, com diálogo e tratamento. Daí a relevância de abrir espaço para refletir a respeito do tema.
Na ação desenvolvida pela URI-SLG, os participantes receberam um chá para ser preparado e tomado com pessoas especiais, para cada um. Isso porque, um dos pontos destacados no encontro é a importância das amizades e relações interpessoais para a saúde mental
Dialogou-se sobre os desafios enfrentados na sociedade contemporânea, enfatizando que é preciso encontrar razões para viver e sorrir, mesmo em meio a tantos obstáculos e exigências da vida pós-moderna.
Como destacou a Diretora Renata Barth Machado, essa ação representa um carinho para quem faz a URI-SLG acontecer diariamente. Uma breve parada nas atividades cotidianas, para pensar e reforçar o amor pela vida.
Deixe um comentário