Em coautoria, Reitor e orientanda publicam livro sobre docência iniciante

“Primeiros passos na docência: horizontes, vozes, sentimento e emoções” é a mais recente obra publicada em coautoria pelo Reitor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), o Professor Doutor Arnaldo Nogaro e a orientanda Luana Fussinger.

Publicado este ano, o trabalho é resultado da dissertação de mestrado de Luana, que é Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

“O livro é uma forma de disseminar a pesquisa realizada e dar visibilidade ao programa de Pós-Graduação”, afirma o Reitor.

O trabalho aborda a transição da formação inicial para a vida profissional, a partir de um estudo realizado com 15 professores iniciantes que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

“Enquanto professora iniciante, que atua na Educação Básica, a publicação da pesquisa de campo, realizada ao longo do Mestrado, foi um passo acadêmico muito significativo. Assim como a pesquisa trouxe importantes contribuições para a minha atuação e fortaleceu o início da caminhada profissional, com a divulgação esperamos compartilhar nossas análises e incitar outras reflexões acerca deste momento tão relevante na carreira do professor”, explica Luana.

Por meio da escuta sensível, o trabalho trata a dimensão emocional que envolve estes profissionais e como impacta na permanência na docência.

“O livro sinaliza a importância de iniciativas de apoio, que fortaleçam, sustentem e guiem o início da caminhada docente, com vistas ao desenvolvimento profissional”, defende a mestre.

Os autores

Luana Fussinger é Mestre em Educação, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Graduada em Pedagogia pela URI Frederico Westphalen. Atualmente é professora de Educação Infantil e dos iniciais na rede pública municipal.

O Reitor Arnaldo Nogaro é Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da URI Erechim e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)-Mestrado e Doutorado, em Frederico Westphalen. Autor dos livros: Professor Reflexivo: prática emancipatória? (2015); Neurociência Cognitiva para educadores: aprendizagem e prática docente no século XXI (2016); Entre o poder e a submissão: competências e marcos legais para a formação de professores que ensinam matemática no Brasil (2018) entre outras obras.

Link para o blog da Reitoria: https://bit.ly/35kMqPZ


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *