Evento lotou as dependências do educandário.
Sendo uma promoção da Prefeitura de São Luiz Gonzaga, com objetivo de acrescentar as festividades natalinas, ocorreu nesse domingo (13) a apresentação da Orquestra de Teutônia/RS.
Esse momento foi possível por meio da parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Nova Produções. Devido a chuva, o evento ocorreu no Salão de Atos da URI – São Luiz Gonzaga , o qual manteve-se lotado.
Uma atração cultural de alto nível que emocionou os são-luizenses. Foram patrocinadores do evento também Lojas 3 Passos, Deltasul, Girando Sol, e financiamento do Governo do Estado do RS, através da Lei de Incentivo à Cultura.
A ORQUESTRA
A Orquestra de Teutônia/RS foi criada em 1983, logo após a emancipação político-administrativa de Teutônia, contando inicialmente com 13 músicos que se encontravam semanalmente, sob a coordenação do Professor Airton Grave. Tinha como função principal levar a música instrumental para festas comunitárias e outros eventos socioculturais. Paralelamente ao trabalho da Orquestra, funcionava gratuitamente, no Centro Cultural 25 de Julho de Teutônia, uma escola de música que visava a formação de novos instrumentistas. Um grande projeto musical foi iniciado em março de 1986, com mais de 50 alunos inscritos para aulas de trompete, trombone, saxofone, clarinete, teclados, violão e bateria. Muitos instrumentos foram adquiridos pelo Centro Cultural e emprestados aos alunos. Após três anos de estudos, nasce a Orquestra Mirim de Teutônia, quando a maioria dos alunos tinha seus 12,13 ou 14 anos de idade.
Com o passar dos anos, os alunos que mais se destacaram, passaram a integrar a Orquestra, dando vida e energia nova à mesma, que passava a ter em 1991, 24 músicos, e uma média etária de 16 anos. De concerto em concerto o grupo crescia tecnicamente e adquiria mais confiança. O repertório era atraente aos ouvidos da plateia que prestigiava as “Noites Culturais” promovidas pela Orquestra. No ano de 2013, a orquestra gravou o disco “Rock´n Roll e outras batidas” prestigiando compositores e intérpretes famosos do gênero. Realizou 60 espetáculos para um público aproximado de 70.000 ouvintes. Dessa forma, em seus 30 anos, realizou em torno de mil espetáculos para um público aproximado de 1 milhão de ouvintes. Um espetáculo recomendado para todas as idades e todos os gostos, seja da música popular, erudita ou rock’n roll.
Texto: Adaptação da Comunicação do Executivo
Fotos: Brenda Medina de Quevedo
Deixe um comentário